EVENTO

Inscrições abertas para Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa

Evento será realizado de 10 a 14 de novembro no Parque Tecnológico de Sorocaba (SP)
Publicada em: 08/10/2019 18:28
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Elias
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA). O evento, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAV), será realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba (SP), de 10 a 14 de novembro. Com o tema “Espaço, Novos Mercados e uma Nova Era Espacial Brasileira”, o objetivo é pensar o futuro do sensoriamento remoto. As inscrições podem ser realizadas pelo site: https://www.even3.com.br/serfa2019/.

A grade de programação  contará com sessões temáticas, como: Resultados de pesquisa do IEAV e novos desafios para o futuro; Demandas de Defesa e de Governo para as áreas de Sensoriamento Remoto; Foco na inovação e em novos mercados para o uso do espaço: visões de mulheres na C&T (Ciência e Tecnologia); Economia criativa e as cidades inteligentes com alta resolução espacial, IA (Inteligência Artificial) e big data; iniciativas para sinergia da tripla hélice; Defesa e Agronegócio: tecnologias em escala, dualidade, economia, novas perspectivas para novas oportunidades.

Em especial, nesta edição em Sorocaba, haverá a contribuição da maior sociedade de pesquisa internacional na área de Sensoriomento Remoto, a IEEE Geoscience and Remote Sensing Society (GRSS), por meio do Capítulo Brasil. Serão dois eventos paralelos e complementares: a) IEEE SAR Summer School, com professores de renome no âmbito nacional e internacional. Nesta oportunidade, professores e alunos poderão aprender técnicas básicas e avançadas de uma tecnologia radar fundamental para mapeamento e detecção de mudanças em ambientes com muitas nuvens, como a Amazônia; b) IEEE Young Professionals, onde profissionais da academia e indústria, expoentes em suas áreas, contribuirão com a formação profissional de jovens profissionais (da graduação até 10 anos de formados) por meio do compartilhamento de experiências e visões para o futuro.

Em 2018, foram mais de 500 inscritos vindos dos mais diversos setores da sociedade, com média diária de 300 pessoas, palestrantes brasileiros e estrangeiros, além de 15 empresas apoiadoras nacionais e internacionais. O SERFA foi transmitido ao vivo, via webinar, a cinco países (Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Itália e Colômbia) e a oito estados brasileiros (Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Ceará).