CIDADANIA

Organizações da FAB em São Paulo realizam ações de cidadania

Escola de Especialistas de Aeronáutica participou de ações sociais em duas entidades e Grupamento de Segurança e Defesa de São José dos Campos levou cães para demonstração em escola
Publicada em: 24/09/2019 22:42
Imprimir
Fonte: EEAR, por Tenente Candiani e GSD-SJ
Edição: Agência Força Aérea, por Letícia Takada* - Revisão: Tenente-Coronel Santana

No dia 14 de setembro, 55 alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), acompanhados de professores, civis, oficiais e graduados da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (GUARNAE-GW), realizaram uma ação social na Fazenda da Esperança, que assiste crianças e jovens da região.

A missão, com o nome de “Pequenos Guerreiros”, faz parte das ações da 2ª Mostra Técnica e Cultural da EEAR, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro e teve como objetivo levar alegria, diversão e novos conhecimentos aos internos da Fazenda. Para isso, os militares prepararam uma palestra motivacional e apresentaram as formas de ingresso na Força Aérea Brasileira (FAB), assim como oportunizaram outras atrações como: teatro, show de mágica, música, atividades recreativas e apresentação do Grupo de Ordem Unida Elite Especialista.

“Os alunos do Berço dos Especialistas serviram de exemplo para nossos internos e, com certeza, de motivação para não desistirem de um futuro melhor”, comentou a coordenadora da entidade, Isabel Cristina Campos de Miranda.

Casa de Apoio Dom Bosco

Já no dia 8 de setembro, alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS), da EEAR, entregaram uma doação de 300 kg de alimentos, 50 kits de higiene pessoal e peças de roupas para a Casa de Apoio Dom Bosco. 

A acão, que recebeu o nome de “Corrente Asas do Bem”, também faz parte das dinâmicas da 2ª Mostra Técnica e Cultural da EEAR. A Casa de Apoio Dom Bosco é uma Instituição localizada na cidade de Guaratinguetá, que ampara moradores de rua e pessoas com algum tipo de dependência. “A visita e as doações dos militares da Escola de Especialistas são muito importantes; somos muito gratos e as portas estão sempre abertas”, comentou o fundador da Casa de Apoio, João Bosco Eleutério Palandi.

Participaram da entrega 31 alunos, acompanhados de Oficiais e Graduados da Guarnição. O objetivo foi incentivar e promover o espírito de solidariedade, cooperação e trabalho em equipe na esfera do Berço dos Especialistas, por meio do contato com pessoas de diferentes contextos sociais. “A iniciativa é gratificante, pois conhecemos pessoas que vivem uma realidade totalmente diferente da nossa, e que necessitam de uma atenção maior, carinho e cuidados especiais”, contou o aluno Ricardo Adalan Silva Bueno, do Esquadrão Branco.

Cães de Guerra

Militares da Seção de Combate de Cães de Guerra (SCG) do Grupamento de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ) realizaram, no dia 12 de setembro, apresentações para alunos da Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira. A atividade teve como objetivo mostrar aos alunos o funcionamento do canil do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e as capacidades de atuação dos cães.

Participaram das apresentações o cão Ion, especializado em detecção de entorpecentes e guarda e proteção, e a cadela Ieda, adestrada em detecção de entorpecentes e armas, ambos demonstrando suas habilidades e funções operacionais. Foram, ainda, demonstradas a obediência e a simulação de faro na busca pessoal e em mochilas. Ao final, os alunos tiveram a oportunidade de acariciar os animais e conhecer de perto a rotina de treinamento.

A SCG aproveitou a oportunidade para trabalhar a socialização e ambientação com os novos integrantes: quatro filhotes da raça Belga Malinois, de 7 meses de idade. A atividade é fundamental para deixar o cão estável e equilibrado, com diferencial no emprego operacional.

* Edição sob supervisão do Tenente Jonathan Jayme / CECOMSAER

Fotos: Sargento Molinari; Sargento Ferreira;  GSD-SJ