PORTÕES ABERTOS

Mais de 70 mil pessoas participam de evento na Academia da Força Aérea

Público pôde conhecer o KC-390, nova aeronave multimissão da FAB, e, ainda, assistir às acrobacias da Esquadrilha da Fumaça
Publicada em: 17/09/2019 17:55
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Inforzatto e Ten Marcus Lemos/EDA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Major Monteiro

O público chegou cedo à Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), para o tradicional evento aeronáutico Portões Abertos, no domingo (15/09). Com programação aérea desde o início da manhã até o final do dia, o evento, que há mais de 40 anos atrai interessados em conhecer as atividades e equipamentos da Força Aérea Brasileira (FAB), reuniu mais de 70 mil pessoas.

Nem o sol forte que elevou a temperatura acima dos 35º C desanimou aqueles que aguardavam pelas atrações. Sandro Passos percorreu 300 km desde a sua cidade, São José do Rio Preto (SP), para participar do evento. “Parabéns à AFA pela organização. Os militares foram super educados e prestativos. Eu e minha família já estamos contando as horas para voltar no próximo ano!”, afirmou o aposentado.

Já o advogado Marcos Pereira saiu de Campinas (SP), a mais de 100 km de distância, com a família para o primeiro Portões Abertos deles. “A AFA cumpriu muito bem o objetivo do evento de propiciar a divulgação de sua atividade e incentivar os jovens para as carreiras militares. Meu filho pretende fazer a prova para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar [EPCAR] para ingressar na AFA e saiu deste evento ainda mais entusiasmado”, declarou.

Dentre as atrações programadas, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), também conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizou duas demonstrações no mesmo dia, uma pela manhã e outra pela tarde. Na sede do EDA, o público teve a oportunidade de conhecer o hangar, ver os aviões de perto e acompanhar as manobras das sete aeronaves durante as apresentações.

A demonstração foi especial também para os pilotos que, de acordo com o Capitão Lucas Yoshida, ocupante da posição 3, trouxe um sentimento diferente por ser em casa. “É aqui onde a gente decola todo dia, é onde a gente treina e uma característica muito especial é que todos os pilotos da Esquadrilha da Fumaça foram formados aqui, nesta Academia”, disse.

Outra atração que arrancou aplausos foi o KC-390, nova aeronave multimissão da FAB, que esteve presente com um dos seus protótipos, levado pela fabricante Embraer. Além da exposição estática, a tripulação realizou passagens a baixa altura durante a chegada pela manhã e na saída, ao final do dia.

Com 47 aeronaves presentes e diversas atrações para todas as idades, o público conheceu, também, equipamentos e profissionais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Polícia Militar de São Paulo, além de parceiros civis, como a Esquadrilha Céu. O Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, explica que o evento é importante para mostrar aos brasileiros que a instituição é aberta ao público e presta contas do que ela produz para a sociedade. “Outro objetivo é o de despertar nos jovens o interesse pela carreira militar, em especial pela Força Aérea Brasileira”, afirmou o Oficial-General.

O evento Portões Abertos da Academia da Força Aérea faz parte do calendário da FAB de abrir suas organizações ao público ao longo do segundo semestre, em comemoração alusiva ao Dia da Força Aérea Brasileira e ao Dia do Aviador, celebrados em 23 de outubro. Além da AFA, estão previstos para acontecer eventos nos próximos meses nas cidades de Florianópolis (SC), Santa Maria (RS), Canoas (RS), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Boa Vista (RR) e Rio de Janeiro (RJ).

Fotos: Tenente Inforzatto; Sargento Gaedke; Soldado Messias / AFA