PREVENÇÃO

FAB realiza atividades da campanha Setembro Amarelo

Confira as ações em Organizações Militares espalhadas pelo país
Publicada em: 17/09/2019 17:54
Imprimir
Fonte: GAP-BR, Ala 12, GUARNAE-BH
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Major Monteiro

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, durante este mês, diversas atividades alusivas ao Setembro Amarelo, uma campanha do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Confira as ações em algumas Organizações Militares da FAB no país.

GAP-BR

O Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR) promove, nesta semana, quatro palestras da Campanha Setembro Amarelo para o efetivo das Organizações Militares sediadas no prédio do Comando da Aeronáutica (COMAER). Com o tema “Você não está sozinho”, o objetivo é entender, identificar e prevenir o suicídio e, consequentemente, valorizar a vida. Nessa segunda-feira (16/09), a palestra foi dada pelo Capitão Capelão Evangélico Ronisaulo Lima de Oliveira, que falou sobre definição, dados, fatores de risco, sinais de alerta, fatores de proteção e ações preventivas.

“Esse é um assunto, para muitos, sensível, difícil de falar, mas a gente tem que falar porque se não continua tudo como está, os índices de suicídio só aumentam e é possível, sim, diminuir os índices com esse trabalho de prevenção”, ressaltou o palestrante.

GURNAE-BH

Mais de 800 militares da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (GUARNAE-BH) lotaram o auditório Santos-Dumont, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), na última quarta-feira (11/09). O Comandante da GUARNAE-BH, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, proferiu as palavras de abertura do evento. “Temos a obrigação de acolher, de perceber quando uma pessoa estiver precisando de ajuda. Parabenizo por essa  iniciativa que pode nos ajudar a poupar vidas”, ressaltou o Brigadeiro.

As palestras foram dadas pelo representante da SOS Preces, Juiz de Direito Marcos Alberto Ferreira; pelo voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), Luiz Augusto de Souza; e pelo Chefe da Seção de Psicologia da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Tenente Felipe Augusto Carbonário. “Gostei muito das palestras. As orientações sobre valorizar mais o lado humano, saber escutar e perceber quando alguém não está bem podem ajudar a salvar uma vida”, ressaltou o Sargento Jarlei de Oliveira da Silva.

GUARNAE-SC

O Chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Coronel de Infantaria Edmilson Leite Guimarães Filho, realizou, no dia 03, uma palestra com o tema “Desafio e Superação: transformando obstáculos em resultados” para todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz (GUARNAE-SC), no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo foi motivar o efetivo sobre a importância da constante superação em todas as áreas da vida.

O palestrante compartilhou experiências de sua trajetória de mais de 39 anos na FAB. Falou sobre algumas missões já realizadas, bem como os desafios e as dificuldades nelas encontradas. O foco, porém, estava no modo como todos esses obstáculos foram superados. “Somos aquilo em que acreditamos”, enfatizou o Coronel Leite.

IPA

O Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), realiza ações de prevenção ao suicídio durante todo o ano e, neste mês, enfatiza o tema com um circuito de palestras nas Organizações Militares da cidade. O objetivo é compartilhar informações e estimular o diálogo para fomentar a sensibilização ao tema e as relações humanas.

Além disso, o IPA convidou todos os psicólogos do COMAER a promoverem a campanha “Enlace a Vida” e utilizarem um laço amarelo – símbolo mundial da campanha de prevenção do suicídio,  para trazer o tema à tona e proporcionar conscientização.

Fotos: Soldado Freitas Santos / Soldado Talisson / Sargento Neubar