PATRIOTISMO

FAB participa das celebrações do Dia da Independência em todo o Brasil

Confira como foi a participação do efetivo da Força Aérea Brasileira nas diversas cidades
Publicada em: 08/09/2019 12:30
Imprimir
Fonte: Força Aérea Brasileira
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno - Revisão: Tenente-Coronel Santana

De Norte a Sul do país, milhares de brasileiros aproveitaram o feriado do dia 7 de setembro para curtir a programação da Semana da Pátria e prestigiar os eventos em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Saiba como foram os desfiles cívicos-militares, que contaram com a participação do efetivo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Manaus (AM)

Na capital do Amazonas, cerca de 930 militares constituíram a tropa da FAB. O Centro de Convenções de Manaus, na Zona Centro-Sul da cidade, reuniu, além dos 12 grupamentos da Força Aérea, militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e das Forças Auxiliares, dentre outras instituições. A participação da Guarnição de Aeronáutica de Manaus (GUARNAE-MN) foi finalizada com o desfile motorizado, apresentando viaturas utilizadas em missões na Amazônia Ocidental.

Natal (RN)

Às 9h (horário de Brasília), a Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT) começou sua participação nas celebrações, ressaltando que, em 2019, esteve à frente da coordenação das atividades na capital potiguar, em parceria com o Governo do Estado. O Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, estava na tribuna de honra, juntamente com as demais autoridades locais. Mesmo com o clima chuvoso, a população lotou o entorno da Praça Pedro Velho, conhecida como Praça Cívica, na Zona Leste da cidade. Mais de 4 mil pessoas desfilaram na Avenida Prudente de Morais. O desfile, que durou cerca de duas horas e meia, contou com, aproximadamente, 500 militares das sete Unidades da GUARNAE-NT, incluindo o contingente de segurança.

Recife (PE)

A Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) participou, com mais de 800 militares e 11 grupamentos, do desfile cívico-militar do Dia da Independência, realizado na Avenida Mascarenhas de Moraes, Zona Sul da capital pernambucana. O Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Brigadeiro do Ar Cesar Farias Guimarães, esteve presente, além dos Comandantes das Unidades sediadas no Recife. A tropa da FAB teve entre seus destaques a Banda de Música do CINDACTA III, os Grupamentos de Bandeiras Históricas, de Segurança e Defesa de Recife (GSD-RF), de Saúde e Feminino.

Belo Horizonte (MG)

Cerca de 400 militares da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (GUARNAE-BH) participaram, na capital mineira, das celebrações alusivas ao 7 de Setembro, realizado na Avenida Afonso Pena, Centro da cidade. O Comandante da Guarnição, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, assistiu ao desfile. A tropa, composta por 7 grupamentos, foi comandada pelo Coronel Aviador André Gustavo de Souza Curityba, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR).

Barbacena (MG)

A FAB marcou presença no 197° aniversário da Independência do Brasil, celebrado em Barbacena. Mais de 6.000 pessoas foram à Avenida Bias Fortes, no Centro da cidade, para assistir aos desfiles militares e de, aproximadamente, 2000 alunos das instituições de ensino. A organização do evento é uma parceria entre Prefeitura de Barbacena, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) abriu o desfile, com os grupamentos compostos pelos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), alunos veteranos (ex-alunos da EPCAR), integrantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e viaturas militares. Ao todo, mais de mil militares da FAB participaram do desfile.

Rio de Janeiro (RJ)

Na capital fluminense, a cerimônia aconteceu na Avenida Presidente Vargas e teve inicio às 9h, com a entrada do Fogo Simbólico da Pátria, carregado pelo  medalhista olímpico Sargento Felipe Wu, acompanhado de atletas do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas. A cerimônia foi presidida pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e contou com a participação de autoridades militares, como o Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas. A FAB foi representada por cerca de 900 militares e teve como Comandante da Trope o Brigadeiro Médico Ricardo Gakiya Kanashiro, que liderou os grupamentos de Motocicleta, Guarda Bandeira, Estandartes, Companhia de Guarda e Cerimonial do Rio de Janeiro, Grupamento Feminino, Aeronavegantes, Especialistas da Aeronáutica, Primeiro e Segundo Grupamentos de Guarda e Segurança, Viaturas e, encerrando o desfile, a Banda de Música, composta por militares das guarnições do Galeão, Afonsos e Santa Cruz. Houve, ainda, o sobrevoo de quatro aeronaves, dois A-29 Super Tucano e dois C-95 Bandeirante.

São Paulo (SP)

No Sambódromo do Anhembi, o desfile cívico-militar contou com um público estimado de 30 mil pessoas. Participaram da solenidade representantes das Forças Armadas, Forças Auxiliares, Grupos de Escoteiros, Expedicionários, Escolas da Rede Pública, Associações Civis, entre outras instituições, além de grupamentos compostos por viaturas, motos, botes náuticos, cavalaria e cães. A Tropa da FAB continha cerca de 1.200 militares, dividida em oito grupamentos: Subgrupamento de Comando, Guarda de Honra, Subgrupamento Masculino, Subgrupamento Feminino, Subgrupamento Misto, Subgrupamento de Aeronavegantes, Subgrupamento de Infantaria e a Banda de Música da Base Aérea de São Paulo (BASP). Outra atração foi o desfile aéreo com a participação das aeronaves F-5 e C-95.

São José dos Campos (SP)

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) celebrou o Dia da Independência do Brasil com um desfile cívico-militar promovido pela Prefeitura de São José dos Campos. O hasteamento do Pavilhão Nacional pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, deu início à cerimônia. A tropa da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) foi composta por mais de 500 militares, comandados pelo Coronel Engenheiro Osvaldo Moraes Braga Filho. Além da Banda de Música do DCTA, a tropa foi composta pelo grupamento do Estado Maior, Guarda-Bandeira e Bandeiras Históricas, Estandartes das Organizações Militares subordinadas ao DCTA, Tropa Armada, Pelotão de Cães de Guerra, alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), grupamento feminino do DCTA e alunos do PROFESP.

Guaratinguetá (SP)

Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, 7 de Setembro, a FAB participou do desfile promovido pela Prefeitura de Guaratinguetá. O início do evento foi marcado pelo hasteamento do Pavilhão Nacional e das bandeiras do Estado de São Paulo e de Guaratinguetá, realizado pelo Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, pelo Prefeito de Guaratinguetá, Marcus Augustin Soliva, e pelo Comandante da Polícia Militar de Guaratinguetá, Capitão Wagner Guimarães. O Berço dos Especialistas registrou presença com sua Banda Sinfônica e mais de 500 militares, além do Grupo de Ordem Unida Elite Especialista. Encerrando o desfile, 500 estudantes da rede municipal de ensino, que fazem parte do Programa Forças no Esporte (PROFESP), desenvolvido na Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (GUARNAE-GW), entoaram a Canção do Especialista.

Curitiba (PR)

O efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Curitiba (GUARNAE-CT) participou das comemorações alusivas à Semana da Pátria, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. A Banda de Música do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) se apresentou juntamente com as bandas da 5ª Divisão do Exército e da Polícia Militar do Paraná. Representando a FAB, a tropa da GUARNAE-CT foi composta por cerca de 400 militares e comandada pelo Tenente-Coronel de Infantaria Alexis Cezar Lins da Silva. O desfilou ocorreu ao som do Hino dos Aviadores e contou com os grupamentos de aeronavegantes, corpo feminino da FAB, Polícia de Aeronáutica e Pelotão Cães de Guerra.

Santa Maria (RS)

Ao som do Hino dos Aviadores, executado pela Banda de Música da Ala 4, cerca de 500 militares da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria (GUARNAE-SM) desfilaram neste Dia da Independência. Às oito horas, o hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Maria deram início à solenidade, que contou com a participação do Prefeito Municipal, Jorge Pozzobom. A tropa da GUARNAE-SM foi comandada pela Major Intendente Aline Coelho Rende Scheer. A novidade deste ano foi o desfile de um grupamento de cerca de 100 alunos do PROFESP e de um grupamento de Escoteiros do Ar, incorporados à tropa da GUARNAE-SM.

Fotos: Soldado Arce/Ala 8, Pedro Vitorino, Soldado Cabral/CINDACTA III, CIAAR, Sargento Leopoldo/EPCAR, Luiz Eduardo Perez, Cabo Mazzoni/ILA, DCTA, Soldado Rabelo/EEAR, Sargento R. Rodrigues/CINDACTA II, Ala 4.