FORÇAS NO ESPORTE

PROFESP da Ala 8 completa um ano de atividades

Programa atende 100 crianças, entre 11 e 15 anos, de duas escolas públicas de Manaus (AM)
Publicada em: 09/09/2019 17:48
Imprimir
Fonte: Ala 8, por Tenente Lorena Molter
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Major Monteiro

O Programa Forças no Esporte (PROFESP), coordenado pela Ala 8 em Manaus (AM), completou um ano de atividades. Na capital do Amazonas, a Força Aérea Brasileira (FAB) atende a 100 crianças, entre 11 e 15 anos, de duas escolas públicas da cidade.

"Durante este primeiro ano, aprendemos muito, crescemos enquanto coordenação e acredito que viramos uma família. A cada dia, evoluímos muito e isso é impagável, ascendendo em nós a esperança de um mundo melhor", enfatiza a coordenadora do PROFESP da Ala 8, Tenente Educadora Física Nádia Evangelista.

A aluna do sétimo ano, Mirela Santos de Melo, está no projeto desde o início e conta o que mais chama a sua atenção. "Uma coisa bem marcante para mim foi no dia das crianças porque eles fizeram uma acolhida muito boa", destaca.

A iniciativa busca a promoção de cidadania por meio do esporte e de outras atividades com os jovens. Em seu primeiro ano, a programação do PROFESP da Ala 8 abordou diferentes áreas e ainda contou com uma visita de representantes do Ministério da Defesa (MD).

Na parte esportiva, além das atividades semanais, as crianças participaram da competição InterPROFESP com a Marinha do Brasil, que engloba disputas em diferentes modalidades.

Já na área do meio ambiente, a agenda incluiu visita ao zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), onde conheceram animais da fauna amazônica. O grupo também foi ao Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e aprendeu um pouco mais sobre a fauna e a flora da região. Na ocasião, os jovens plantaram 100 mudas de árvores típicas da Amazônia.

Eles também conheceram as aeronaves das unidades aéreas da FAB sediadas em Manaus e visitaram o PROFESP da Marinha na capital amazonense. Participaram, ainda, de roda de leitura e aula de etiqueta à mesa. Nessa área de formação, assistiram a uma palestra sobre Liderança e Superação, ministrada pelo ex-capitão da Seleção Brasileira de Futsal Vinícius Teixeira, em uma parceria com o SESI.

O aluno do nono ano, Gabriel Lima de Oliveira, revela os benefícios do PROFESP para ele. "Aumentou bastante minha vontade de fazer exercícios além de ter melhorado também na vida escolar. Ajudou bastante", ressalta.

Os pais e responsáveis pelos alunos também foram incluídos em parte da programação. Para esse público, foram oferecidos os eventos do Dia das Mães e dos Pais, bem como um ciclo de palestras. Já os alunos ganharam uma festa do Dia das Crianças e todos os presentes foram doados pelo efetivo da Ala 8.

Militares voluntários

Os militares voluntários do PROFESP da Ala 8 relatam o impacto positivo do Programa em suas vidas. "Para mim tem sido uma experiência importantíssima, porque temos a chance de ensinar valores a esse público que está sempre bem disposto a receber esse tipo de atenção", conta o Sargento Luís Carlos Sampaio de Assis.

Já o Sargento Luiz Edval Ribeiro da Silva ressalta as transformações que o PROFESP pode trazer. "Participar do PROFESP é uma grata surpresa na vida. É um bem pra alma da gente saber que o grão plantado vai gerar mudança", afirma.

Fotos: Soldado Acre e Soldado Eber / Ala 8