EXERCÍCIO

Comandante da Aeronáutica visita as instalações do Exercício COMAEX

A visita ocorreu nesta quarta-feira (28), no Comando de Operações Aeroespaciais, em Brasília
Publicada em: 28/08/2019 20:58
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Emília
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Coronel Grandis

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, visitou, nesta quarta-feira (28), as instalações do Exercício COMAEX, que ocorre em Brasília (DF). A atividade, que tem como um de seus objetivos a capacitação de militares para o planejamento e a condução de Operações Aeroespaciais, é gerenciada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

O Tenente-Brigadeiro Bermudez estava acompanhado do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral; do Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo; do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; e do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, entre outros Oficiais-Generais da FAB.

"Esse é um exercício de comando e controle muito importante, pois treina o nosso pessoal para trabalhar em uma Força Aérea Componente", destacou o Comandante da Aeronáutica.

O Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich, ressaltou que o COMAEX é um dos exercícios de mais alto nível no que diz respeito à Comando e Controle. “A coordenação do Exercício aplica os Problemas Militares Simulados [PMS] confeccionados na fase de planejamento”, explicou.

Simulação em tela

Além dos militares que atuam em Brasília, outros 56 integrantes da FAB estão envolvidos no Exercício, trabalhando no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). A Unidade, subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), é responsável por montar, em um software, as missões planejadas pela Força Aérea Componente (FAC).

“Essa visualização é o diferencial da segunda edição do Exercício e o torna ainda mais próximo da realidade”, afirmou um dos organizadores do COMAEX 2019, Tenente-Coronel Aviador Marcio da Costa Correa.

Confira o vídeo da visita.

 

Fotos: Soldado T. Amorim

imagens/original/39073/190828TAM_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/39073/190828TAM_Thallys_Amorim_2.jpg
imagens/original/39073/190828TAM_Thallys_Amorim_3.jpg