EVENTO INTERNACIONAL

Abertas inscrições para seminário internacional de A-CDM

Dentre os participantes do seminário estão membros da comunidade aeronáutica, órgãos internacionais da aviação civil e integrantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro
Publicada em: 26/08/2019 17:25
Imprimir
Fonte: DECEA, por Myrian Bucharles
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Capitão Monteiro

Estão abertas as inscrições para  o Seminário Internacional A-CDM – O Futuro é Colaborativo, que ocorrerá em Guarulhos (SP), nos dias 9 e 10 de setembro. O evento, promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), juntamente com o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a Action Editora, tem como objetivo apresentar aos participantes o conceito A-CDM (do inglês airport collaborative decision making), modelo de tomada de decisões colaborativa, visando um novo patamar de eficiência para a comunidade aeronáutica no continente sul-americano.

Os dois dias serão compostos por palestras expositivas e workshops sobre os seguintes temas: conceitos, implantação e ganhos econômicos do A-CDM; o A-CDM no aeroporto e para empresas aéreas; Guarulhos - um projeto piloto no Brasil; o A-CDM no Brasil – um projeto do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O seminário irá reunir comunidade aeronáutica, órgãos internacionais da aviação civil, membros do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), companhias aéreas nacionais e internacionais, aeroportos do continente, empresas de serviços aeroportuários, órgãos governamentais, indústria aeronáutica mundial, imprensa,  entre outros.

“Esse seminário tem como principal foco divulgar a cultura A-CDM para que nossos usuários entendam o que é essa cultura. Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre os benefícios que esse conceito poderá trazer aos aeroportos brasileiros. Então, essa é uma forma de conscientizar, cada vez mais, sobre a importância de termos esse conceito implementado no Brasil. Todos devem saber que o futuro é colaborativo", destacou o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino.

As inscrições podem ser realizadas diretamente pelo site: www.sympla.com.br/seminarioacdm.

A-CDM

Para alcançar a excelência do serviço de gerenciamento das operações aéreas no âmbito do aeroporto, de forma a incluir todos os participantes desse processo, emprega-se o modelo de tomada de decisões colaborativa.

O conceito A-CDM visa a melhoria do gerenciamento de fluxo e da capacidade de tráfego aéreo nos aeroportos, reduzindo atrasos, otimizando recursos, diminuindo os impactos ambientais, o que resulta no aumento da capacidade operacional dos aeródromos.

As informações são reunidas e compartilhadas em tempo real entre todos os operadores, isto é, companhias aéreas, órgãos governamentais, operacionais, administrativos, de gerenciamento de controle de tráfego aéreo e prestadores de serviço. A troca dessas informações, por essa equipe multidisciplinar, proporciona melhores planejamento e previsibilidade operacional, garantindo, assim, maior eficiência do serviço.

Essa metodologia pretende nivelar as necessidades dos usuários com os recursos disponibilizados pelos diversos sistemas. Assim, os envolvidos buscam integração e coordenação entre as partes, permitindo que todos conheçam as dificuldades e o cenário real e futuro de cada situação, buscando soluções eficientes, rápidas e que possam atender a todos da melhor forma.