FORMAÇÃO

Unidades recebem informações sobre Programa de Capacitação e Valorização de Graduados

Palestras estão sendo realizadas pelo EMAER, COMGEP e DIRENS em diversas organizações militares da FAB
Publicada em: 13/08/2019 21:50
Imprimir
Fonte: EMAER e EEAR, por Tenente Candiani
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria

Uma comitiva formada por militares do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) e Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) está visitando, desde o dia 5 de agosto, diversas Guarnições de Aeronáutica para divulgar o Programa de Capacitação e Valorização do Corpo de Graduados.

De acordo com o Adjunto da Primeira Subchefia do EMAER, Tenente-Coronel Aviador Glauco dos Santos Cândido, as visitas são uma oportunidade para mostrar a uma parcela significativa do efetivo as mudanças estruturantes que estão sendo implementadas na carreira dos graduados. “Sobretudo esclarecendo dúvidas e fomentado o entendimento de que o Comando da Aeronáutica [COMAER] efetivamente busca capacitar e valorizar o efetivo, através do viés meritocrático”, completa o oficial.

Na segunda-feira (12), a palestra foi ministrada na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), pelo Chefe da Primeira Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto.

O Oficial-General apresentou um panorama da carreira atual do graduado e falou sobre os estudos que foram necessários para chegar nas mudanças apresentadas e qual o resultado esperado após a implementação do novo projeto.

“A palestra foi muito importante para o esclarecimento das mudanças que a Força Aérea está implementando, pois evidencia a preocupação do Alto-Comando em valorizar e motivar o corpo de graduado de forma sólida e eficaz”, comentou o Suboficial Geraldo de Souza Conceição, indicado da EEAR para realizar o curso de Graduado-Master.

Nos dias 5 e 6, foram visitadas as Guarnições de Alcântara (MA) e Natal (RN) e, até o dia 20, estão previstas visitas de divulgação institucional em Barbacena (MG), São José dos Campos (SP), Pirassununga (SP), Canoas (RS) e Boa Vista (RR).

Entenda o Programa

O Programa de Capacitação e Valorização do Corpo de Graduados foi aprovado no ano de 2018 e é composto de dois projetos: o do Graduado-Master e o de Educação Continuada.

Os objetivos são fortalecer a valorização da carreira do graduado; identificar e reconhecer o graduado que se destaca pelo seu desempenho profissional e sua conduta pessoal; fortalecer a coesão entre os integrantes da Organização Militar; estimular o espírito de corpo e os padrões de disciplina; incrementar, ao longo da carreira do graduado, novas experiências cognitivas e promover um reforço no aspecto motivacional do militar, permitindo, ao final da carreira, suboficiais capacitados e motivados para o exercício de atividades laborais de elevado nível de comprometimento e responsabilidade.

Fotos: Suboficial Jefferson/EEAR