CIDADANIA

Em Barbacena (MG), militares arrecadam cerca de 2 mil peças em campanha do agasalho

Com participação do efetivo, donativos foram entregues a instituições da cidade
Publicada em: 26/07/2019 16:36
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Capitão Monteiro

A campanha de doação de agasalhos promovida pelas unidades da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), em Minas Gerais, realizada entre os meses de junho e julho, arrecadou quase 2 mil itens entre roupas, cobertores e calçados. A iniciativa contou com a participação dos integrantes do efetivo da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), além da comunidade barbacenense.

O efetivo se mobilizou para contribuir com as peças que foram destinadas para o Colégio Passionista Santa Luzia, no bairro Nova Cidade, a Comunidade Divina Misericórdia, na Colônia Rodrigo Silva e a Casa do Velho Amigo, no bairro São Sebastião. Para a Irmã Nadir Ribeiro, do Colégio Passionista, a doação é de fundamental importância para integração dos assistidos com a comunidade. Atualmente, o colégio atende a 147 crianças entre 6 e 10 anos. “Agradecemos muito por esta doação, pois veio na hora adequada e será revertida, em sua totalidade, para o atendimento de nossos alunos que são oriundos de uma comunidade extremamente carente”, comentou.

Leonardo Pelissari é missionário na Comunidade Aliança de Misericórdia, entidade responsável pelo acolhimento de aproximadamente 40 pessoas em um projeto de reabilitação de dependentes químicos. Segundo ele, a instituição não disporia de meios para adquirir itens de agasalho para todos os assistidos. “Vivemos da providência e, mais uma vez, ela se fez. Estamos na época de frio e o agasalho chega até nós”, declarou.

Para a Tenente-Coronel Médica Jacqueline Leite Frade, Comandante do ES-BQ, esta campanha reafirma o compromisso do Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio de suas várias unidades, em integrar a sociedade brasileira. “Ao promovermos esta campanha, nós promovemos a integridade física de pessoas que ficam vulneráveis às baixas temperaturas da época e, sem dúvida alguma, promovemos a dignidade humana. Várias pessoas que estão desprovidas de recursos socioeconômicos padecem com a queda da temperatura, ficando expostas a uma série de doenças. Confirmamos a solidariedade e o compromisso da sociedade barbacenense e do efetivo da Guarnição em ajudar o próximo”, enfatizou.

Fotos: Sargento Leopoldo / EPCAR