CERIMôNIA

Tenente-Brigadeiro Paes de Barros assume Presidência da Infraero

Cerimônia de posse ocorreu em Brasília (DF) e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica
Publicada em: 15/07/2019 20:14
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Monteiro

Ocorreu nesta segunda-feira (15/07), em Brasília (DF), a cerimônia de posse do Presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior recebeu o cargo de Martha Seillier. Participaram da cerimônia de posse o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Albuquerque. Também Prestigiaram a cerimônia o ex-Ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lôbo; o Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros; o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, além de ex-comandantes da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, membros do Alto-Comando da Aeronáutica e demais autoridades civis e militares.

O novo Presidente da Infraero possui especialização em Política e Estratégia Aeroespaciais e pós-graduação em Ciências Militares. Ele atuou no antigo Departamento da Aviação Civil (DAC), onde foi Vice-Chefe de Tecnologia da Informação, Chefe do Sub-Departamento de Operações e Chefe do Sub-Departamento de Serviços Aéreos.

Na FAB, atuou como Diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e comandou o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Esteve à frente do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). O último cargo na ativa foi em 2015 como Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). No ano seguinte, assumiu o cargo de Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde permaneceu até 2018.

Ao assumir a presidência da Infraero, o Tenente-Brigadeiro Paes de Barros destacou a história da empresa. “Em 46 anos, a Infraero praticamente construiu toda a infraestrutura aeroportuária civil no Brasil. São anos de dedicação e trabalho”, disse. Ele também destacou os recursos humanos. “São pessoas que trabalham com honestidade e propósito, dedicação e profissionalismo. Estes são os recursos humanos que a Infraero tem e, ao olhar para cada um, digo que é um orgulho, para mim, assumir essa missão. É uma missão difícil, extremamente complexa, mas todos juntos a cumpriremos”, afirmou.

Durante a despedida do cargo, Martha Seillier também creditou as últimas conquistas da Infraero aos colaboradores: “É uma equipe muito comprometida. Encontrei colaboradores muito envolvidos com a empresa em todos os estados, que consideram a Infraero realmente uma grande prestadora de serviços públicos”, disse.

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, encerrou a cerimônia. “O Tenente-Brigadeiro Paes de Barros tem uma longa trajetória ligada à aviação. É formado pela Aeronáutica e com passagem pela Agência Nacional de Aviação Civil. Tenho certeza que vai contribuir muito para o engrandecimento dessa empresa”, concluiu.

Fotos: Soldado Wilhan Campos