CIVISMO

FAB realiza Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional

A cerimônia na Praça dos Três Poderes, em Brasília, homenageou Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira
Publicada em: 07/07/2019 16:49
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Elias
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Monteiro

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, neste domingo (07/07), a Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), homenageando o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos-Dumont, que nasceu no dia 20 de julho de 1873. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que foi recebido pelo Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Vincent Dang.

“Nesta solenidade, prestamos homenagem a Santos-Dumont, que realizou o primeiro voo com o mais pesado que o ar, o 14-Bis, dando asas à humanidade; e à Bandeira Nacional, que é o nosso símbolo maior”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

Durante a cerimônia, ocorreu o hasteamento do Pavilhão Nacional, ao som do Hino Nacional e de uma salva de 21 tiros, executados pela Bateria do 32º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro - Bateria Caiena. Ao final, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica ao som da canção “Bandeirantes do Ar”.

O evento contou com uma exposição de maquetes de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), de veículos militares utilizados pelos batedores e divulgação sobre as formas de ingresso na Instituição. O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também montaram estandes ao lado da praça com atividades recreativas e atendimento de saúde à população.

“O fato de estar aqui, participando dessa atividade cívica, nos deixa muito felizes, com a certeza de que estamos cumprindo o nosso objetivo de atender não somente o comerciário, mas, também, a comunidade mais carente”, destacou o Presidente da Federação do Comércio do Sesc/Senac, Francisco Maia.

A nutricionista Rosana Martins levou toda a família para a praça. “É um momento muito especial para estimular as crianças a cantarem o Hino Nacional e, ainda, sermos patriotas”, enfatizou.

A solenidade contou com a presença do Governador do Distrito Federal em Exercício, Paco Britto; do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth; do Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Chefe de Assuntos Estratégicos do EMCFA, Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; e do Comandante-Geral de Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, entre outras autoridades militares e civis.   

“Estamos fazendo um evento cada vez maior com o apoio do Governo do Distrito Federal, buscando, realmente, trazer esse sentimento de patriotismo em relação aos nossos símbolos nacionais”, concluiu o Brigadeiro Dang.

Assista à reportagem aqui.

imagens/original/38816/190707WIL0014_Wilhan_Campos.jpg
imagens/original/38816/190707WIL0068_Wilhan_Campos.jpg
imagens/original/38816/190707WIL0180_Wilhan_Campos.jpg
imagens/original/38816/190707WIL0286_Wilhan_Campos.jpg
imagens/original/38816/190710WIL6899_Wilhan_Campos.jpg
imagens/original/38816/190710WIL6931_Wilhan_Campos.jpg
imagens/original/38816/190710WIL6972_Wilhan_Campos.jpg