CERIMôNIA MILITAR

Soldados prestam compromisso à Bandeira Nacional em unidades de todo o país

Eventos foram realizados em Guaratinguetá (SP), no Rio de Janeiro (RJ), e em Lagoa Santa (MG); militares participaram de Exercício de Campanha em São Paulo (SP)
Publicada em: 02/07/2019 16:27
Imprimir
Fonte: EEAR, Ala 11, CIAAR, BASP
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Capitão Monteiro

Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) em todo o país realizaram, na última semana, cerimônias militares alusivas ao término do Curso de Formação de Soldados (CFSD). Confira como foram os eventos:

EEAR

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), realizou a cerimônia no dia 28 de junho, no Pátio do Comando. Os 119 Soldados da primeira turma do ano de 2019 fizeram o compromisso à Bandeira Nacional.

Os militares tiveram um período de formação de 17 semanas, com instruções diversas, dentre elas: conduta social, DST, álcool, tabagismo, segurança de voo, segurança do trabalho, primeiros socorros, treinamento físico militar, ética profissional militar, estatuto dos militares, tática de combate terrestre, atividades de campanha, entre outras.

Durante a solenidade militar, os Soldados prestaram seu Compromisso Solene, seguido do Canto do Hino Nacional. E, na sequência, o Soldado Samuel da Costa Brito Ferreira Corrêa foi homenageado por ser o primeiro colocado da turma, recebendo uma placa das mãos do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto.

“Ser o primeiro colocado da turma traz muita felicidade e gratidão, pois, desde o início do curso, foi algo que almejei e busquei incansavelmente, lutando todos os dias para dar o melhor de mim”, comentou o primeiro colocado da turma.

Os militares receberam de amigos e familiares os distintivos de Soldado e, logo após, desfilaram em continência à Bandeira Nacional.

"O Soldado é a ponta da lança na defesa da pátria. De nada adiantam as inovações tecnológicas se a força de vontade dos nossos Soldados não estiver presente nos campos de batalhas”, disse o Major de Infantaria Giovanni de Oliveira Correa, Comandante do Esquadrão de Segurança e Defesa de Guaratinguetá (ESD-GW), sobre a importância do papel dos Soldados.

Ala 11

Na última semana do mês de junho, a Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ), formou 349 Soldados do Grupo de Segurança e Defesa do Galeão (GSD-GL) e 250 Soldados do Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro (GSD-RJ), em cerimônias militares alusivas ao compromisso à Bandeira Nacional. Os cursos de formação foram contemplados com diversas instruções, tais como: conduta militar, ordem unida, armamento, munição e tiro, segurança militar, hinos e canções, atividade de campanha, dentre outras.

Destacaram-se, durante os cursos, os Soldados Marcos Henrique Miranda Alves das Neves e Michael Victor Avelar Dias, primeiros colocados do GSD-GL e GSD-RJ, respectivamente. Como homenagem aos militares, o Comandante da Ala 11, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga entregou o diploma que reconhece os padrões apresentados em todas as atividades.

O Comandante do GSD-GL, Tenente-Coronel de Infantaria Márcio Simião de Souza, discursou palavras de encorajamento e congratulações. “Busquem, a todo o momento, a realização pessoal e profissional. E tenham a certeza que a Força Aérea Brasileira se orgulha de vocês.” O Comandante do GSD-RJ, Tenente-Coronel de Infantaria Alexandre de Melo Ferreira, enfatizou que os Soldados serão referência de conduta, respeito à família e aos valores morais e éticos. “Terão imensa responsabilidade de carregarem consigo o azul da FAB, como se fosse uma segunda pele, parte integrante da vida de vocês”, disse.

O Comandante da Ala 11 parabenizou os novos Soldados e ressaltou que a FAB deposita em cada um deles muita confiança, esperando comprometimento, honestidade e dedicação nas novas tarefas que executarão.

CIAAR

Na sexta-feira (28/06), o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), realizou a cerimônia militar alusiva ao compromisso à Bandeira Nacional de 235 recrutas da primeira turma do CFSD.                

Durante o curso de formação, destacaram-se o Soldado Paulo Henrique dos Santos Medeiros, 1º colocado da turma, e o Soldado Lucas Vieira de Sant’ana, eleito pelos instrutores e companheiros como o Recruta-Padrão, pela conduta militar, zelo, responsabilidade e elevado espírito de corpo demonstrados durante todo o curso. “Sempre tive o sonho de ser militar. Meus familiares estão orgulhosos de mim”, disse o Soldado primeiro colocado.

“Hoje, apenas encerra um ciclo de suas vidas, um pequeno passo dessa jornada que será do tamanho  do sonho de cada um dos senhores. E sonhem cada vez mais alto”, afirmou o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, aos novos Soldados da Força Aérea Brasileira.

Exercício de Campanha

Trezentos e cinquenta recrutas da Guarnição de São Paulo (SP) participaram, nos dias 17, 18 e 19 de junho, do Exercício de Campanha na Base Aérea de São Paulo. A atividade é uma disciplina curricular do CFSD e tem como objetivo adaptar os alunos às condições naturais do terreno, desenvolvendo e aprimorando habilidades que os capacitem como militares combatentes, onde são avaliadas as condições físicas, psicológicas, a capacidade moral e a resistência dos futuros Soldados.

“O propósito do Exercício de Campanha é aprimorar nos militares a capacidade de atuar em situações de emergência e risco, desenvolvendo sua resiliência e fortalecendo o trabalho em equipe”, explicou o Tenente de Infantaria Pedro Marano Gonzalez, coordenador do Exercício.

O Sargento Renan Braz da Silveira destacou a importância do conteúdo abordado. “A atividade simula uma situação real de combate e sobrevivência em áreas de selva, tornando o recruta em formação apto a utilizar técnicas básicas em situações emergenciais com recursos limitados”, complementou o instrutor.

“O exercício superou minhas expectativas, com certeza mudou minha vida e moldou o meu caráter. Aprendi muito sobre a vida militar e sobre mim, superei os meus limites”, expressou o Soldado Thiago Marques Belo.

Fotos: Soldado Charleaux / EEAR; Soldado W. Matins / Ala 11; Sargento Matheus Melo / CIAAR; Sargento Alves / BASP