ESPORTE

Equipe Brasileira de Pentatlo Aeronáutico vence competição internacional

Evento tem como objetivo a preparação para os Jogos Mundiais Militares, em outubro deste ano
Publicada em: 19/06/2019 18:00
Imprimir
Fonte: CDA, por Tenente Mateus
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O time brasileiro feminino de Pentatlo Aeronáutico conquistou o primeiro lugar por equipe no Campeonato Nórdico Aberto de Pentatlo Aeronáutico Militar, que se iniciou domingo (16/06) e segue até quinta-feira (20/06), na Cidade de Kaunas, na Lituânia. A equipe masculina ficou com o segundo lugar. A competição tem como objetivo a preparação para a sétima edição dos Jogos Mundiais Militares, que ocorrerão em Wuhan, na China, em outubro deste ano.

A modalidade contempla seis provas: Tiro com Pistola de Ar, Ball Contest (Basquete), Natação, Esgrima, Orientação e Pista de Obstáculos.

Segundo o Chefe da Equipe Brasileira de Pentatlo Aeronáutico, Major Marcus Vinicius Fontes, a competição foi uma oportunidade de testar, em alto nível, os nossos atletas. "Eles farão parte da Delegação Brasileira nos próximos Jogos Mundiais da China e as principais nações, tradicionais na modalidade, participarão do evento", ressaltou.

O grupo brasileiro, formado exclusivamente por militares da Força Aérea Brasileira (FAB), é composto pelo Capitão Eduardo Duque, pelo Capitão Frederico Brito, pelo Tenente Ariel Kaczmark, pela Sargento Ellen de Souza e pela Sargento Mariana Laporte.

A Sargento Ellen de Souza, primeiro lugar geral feminino, destacou o desafio de competir na modalidade. "Estou muito feliz com este resultado. Fui selecionada para a equipe brasileira de Pentatlo Aeronáutico há menos de dois anos. Na Escola de Especialistas de Aeronáutica eu era do Pentatlo Militar, que é uma modalidade bem distinta”, completou a Sargento que ainda ficou em primeiro lugar na prova de Corrida de Orientação.

Ao final das seis provas disputadas, a equipe feminina sagrou-se campeã com um total de 9.659 pontos, ficando na frente das duas equipes da Noruega. Já a masculina, conquistou o segundo lugar com 13.966 pontos, ficando atrás somente do time da Finlândia.

“Participar de uma competição militar internacional pela primeira vez é muito gratificante, ainda mais com um resultado tão expressivo como esse. Tenho orgulho de representar minha nação e a Força Aérea Brasileira", destacou a Sargento Mariana, segunda colocada geral feminino.

O Tenente Kaczmark foi o primeiro lugar na prova de Ball Contest. "Coincidentemente, ultrapasso a marca de 1000 pontos na prova pela primeira vez e sou contemplado com a primeira colocação. Estou muito feliz e orgulhoso por colocar o Pavilhão Nacional no local mais elevado", disse.

A competição

O Campeonato Nórdico de Pentatlo Aeronáutico Militar é realizado anualmente com o objetivo de fomentar a modalidade no Conselho Internacional de Desportos Militares (CISM), entre os países da região da Europa Setentrional e do Atlântico Norte, contemplando também alguns países convidados, como Brasil, Espanha e Equador. A cada ano a competição é organizada por um país diferente.

Fotos: Major Fontes