ANIVERSÁRIO

Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo completa 50 anos

Durante a solenidade foi realizada uma homenagem pelas 350 mil horas voadas no Esquadrão
Publicada em: 17/05/2019 18:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Elias
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), Esquadrão Guará, celebrou, nesta sexta-feira (17/05), 50 anos de criação, com uma cerimônia militar realizada na Ala 1, em Brasília (DF). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença de oficiais-generais da Força Aérea Brasileira (FAB), entre outras autoridades civis e militares.

“Estando presente no aniversário do 6° ETA, presto homenagem também aos outros Esquadrões de Transporte Aéreo na certeza de que continuarão a bem cumprir o seu dever, contribuindo para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira”, declarou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

O 6° ETA, assim como os demais Esquadrões de Transporte Aéreo, foi criado no dia 12 de maio de 1969. A exceção é o 7° ETA que foi ativado em 1983. Nessas cinco décadas, já passaram pelo Esquadrão 12 modelos diferentes de aeronaves.

“Nós, os Guarás, sempre estivemos comprometidos com os mais nobres valores, cultivamos nossas tradições e, com afinco, perseguimos o profissionalismo na arte de voar. O trabalho árduo e os ensinamentos deixados por nossos antecessores nos impulsionam para um futuro cada vez mais próspero”, destacou, em seu discurso, o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Rodrigo Goretti Piedade.  

Durante a cerimônia foi entregue o diploma de Graduado Padrão ao Sargento Brian Banes Silva e Silva e de Praça Padrão ao Cabo Maique Barbosa de Sousa. O título representa o reconhecimento do Esquadrão pelo profissionalismo, pela abnegação e camaradagem. “A Unidade representa a minha segunda família, e eu me sinto muito honrado em receber esse diploma”, ressaltou o Sargento Brian.

Na solenidade também foi realizada uma homenagem pelas 350 mil horas de voo do 6º ETA, completadas no dia 07 de maio. A missão de transporte de um coração e um rim de Recife (PE) para Aracaju (SE), comandada pelo Capitão Aviador Rennan da Silva de Souza, foi realizada na aeronave LEARJET U35.

“Eu fiquei muito feliz de ter participado desse voo em prol de vidas humanas. Continuar voando pelo esquadrão para mim é motivo de muita alegria. Cheguei aqui em 2012 e tenho muito orgulho de fazer parte desse que é o meu primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo”, afirmou o capitão.

A cerimônia foi finalizada com um desfile militar em continência ao Comandante da Aeronáutica, ao som da "Canção da Aviação de Transporte de Tropa" e da canção “Bandeirantes do Ar” e contou com um grupamento formado por integrantes e ex-integrantes do Esquadrão Guará.

Confira o vídeo

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER