CARREIRA

Alunos da ESG assistem à palestra do Comandante da Aeronáutica em Brasília

O Comandante falou sobre a Reestruturação da Força Aérea Brasileira e sobre os Projetos Estratégicos da Força
Publicada em: 15/05/2019 16:29
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Monteiro

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou uma palestra, na manhã desta quarta-feira (15), para integrantes e alunos da Escola Superior de Guerra (ESG) em Brasília (DF). A apresentação sobre a Reestruturação da Força Aérea Brasileira e sobre os Projetos Estratégicos foi assistida por mais de 300 pessoas, entre oficiais-generais e militares das três Forças Armadas e das Forças Auxiliares, civis de instituições públicas e militares estrangeiros.

Os alunos e estagiários do Curso Superior de Defesa (CSD), com sede no Rio de Janeiro, e do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED), ministrado em Brasília, puderam entender melhor as motivações e ações relacionadas ao processo de Reestruturação da FAB.

"Me sinto muito honrado pela oportunidade de falar sobre a Força Aérea com as turmas da ESG Rio e Brasília reunidas. É importante expor a todos os desafios que surgiram e as soluções que encontramos, resultando na Reestruturação da Força", disse o Comandante.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez explicou a importância da separação entre as atividades operacionais e administrativas - um dos focos principais da Reestruturação - para otimizar o cumprimento das missões. Além disso, ressaltou a questão da interoperabilidade. "A integração entre as Forças Armadas e agências governamentais é muito importante e benéfica para o Brasil. E nossos projetos estratégicos, como o novo avião multimissão KC-390, contribuem ainda mais para essa interoperabilidade", resumiu.

O Coronel Aviador Luiz Guilherme da Silva Magarão estava servindo como Adido Aeronáutico do Brasil na Colômbia no período em que ocorreram as maiores mudanças na FAB e considerou a apresentação esclarecedora. “Como eu estava fora, ficava sabendo das alterações por meio de notícias ou por conversas com os colegas. Foi muito bom ouvir essa explanação do próprio Comandante, conhecer melhor as novas estruturas e entender as motivações que nos levaram à Reestruturação”, ressaltou.

Ao agradecer a palestra em nome da turma, o Coronel do Exército José Alves Santana comentou sobre a compreensão que tiveram do assunto. “Verificamos que mudança é a palavra de ordem. Essas informações apresentadas nos trazem orgulho pelo trabalho realizado pelos homens e mulheres responsáveis por Controlar, Defender e Integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob responsabilidade da FAB. Levaremos os assuntos aqui abordados com muita atenção para nossos cursos e nossas carreiras”, pontuou.

Escola Superior de Guerra

A Escola Superior de Guerra (ESG) é um Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional, nela incluídos os aspectos fundamentais da Segurança e do Desenvolvimento.

A ESG funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo Ministro de Estado da Defesa. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.

Fotos: Soldado T.Amorim/CECOMSAER