EVENTO

CINDACTA III sedia Terceira Jornada Técnica de Gerenciamento de Tráfego Aéreo

Evento contou com a participação das delegações de países como Portugal, Angola e Cabo Verde
Publicada em: 15/05/2019 12:20
Imprimir
Fonte: CINDACTA III, por Bianca Vírginia
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Adauto Fraga - Revisão: Capitão Monteiro

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), localizado em Recife (PE), sediou a Terceira Jornada Técnica de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) – JOTA, entre os dias 7 e 9 de maio. O evento contou com a participação das delegações de países como Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Na ocasião, o Comandante do CINDACTA III, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, enfatizou a importância do trabalho realizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). “A jornada é uma troca de experiência e interação muito significativa no trabalho realizado no campo do controle de tráfego aéreo. Fico feliz por esta Organização Militar ter sido a responsável por este evento, representando o Brasil”, afirmou.

Um dos assuntos apresentados foi a obtenção de apoio dos países lusófonos nas reuniões da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), nos assuntos de interesse do DECEA, que envolvam a segurança da navegação aérea, além da disposição do Brasil e de Portugal em estudar meios para contribuir com os países africanos, na melhoria dos serviços prestados em seus países.

“Tivemos a oportunidade de estreitar laços entre os países participantes que falam a língua portuguesa, tendo reuniões bastante proveitosas, mostrando os potenciais do DECEA. Chegamos a um consenso que devemos fortalecer a comunidade lusófona no contexto mundial no que diz respeito à segurança da navegação aérea, ponto chave da criação da JOTA. E isso deve se consolidar nas reuniões anuais da Organização da Aviação Civil Internacional, que tratam do fluxo de tráfego aéreo no corredor Europa/América do Sul [Corredor EURSAM]”, afirmou um dos coordenadores da jornada, o Capitão Especialista em Controle do Tráfego Aéreo, Marcelo Moreira de Andrade.

O diretor da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ENASA), Gaudêncio Costa, representante de São Tomé e Príncipe, comentou que a Jornada Técnica realizada no Brasil foi importante. “Isso nos abriu um horizonte no sentido de contar com as experiências já desenvolvidas em alguns países componentes da JOTA. Essa iniciativa só vem fortalecer a lusofonia no contexto internacional em reuniões promovidas pela OACI. A própria condição de falarmos o português promove a empatia entre as nações”, destacou.

Os participantes assumiram o compromisso de incentivar junto às respectivas organizações a realização periódica (anual e por ordem alfabética do nome dos países participantes) das Jornadas Técnicas ATM, promovendo, dessa forma, os seus objetivos e as boas práticas no setor da navegação aérea, em prol do incremento da qualidade dos serviços prestados e da segurança operacional.

Jornada Técnica de Gerenciamento de Tráfego Aéreo

Criada em Lisboa, em 28 de setembro de 2017, a jornada se configura como um fórum privilegiado de discussão e compartilhamento de experiências, com vista ao estreitamento de laços de cooperação e ao aprofundamento de relações institucionais entre os Prestadores de Navegação Aérea dos países de língua portuguesa. Os objetivos são o incentivo de boas práticas no âmbito da segurança operacional, a promoção e o desenvolvimento das relações entre os seus membros, por meio de projetos nos domínios da navegação aérea, a formação e o aperfeiçoamento profissional, além de reflexões de temas e questões de interesse comum.

 

Fotos: Cabo Alexandrino / CINDACTA III