FORMAÇÃO

Secretaria de Economia, Finanças e Administração realiza estágio prático para Intendentes

EPAINT 2019 especializou aspirantes a oficial intendente no uso de sistemas informatizados essenciais ao início da carreira
Publicada em: 10/04/2019 13:57
Imprimir
Fonte: IEFA, por Tenente Ana Paula
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane - Revisão: Capitão Monteiro

A Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), com a coordenação do Instituto de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (IEFA), realizou, nos meses de fevereiro e março, o Estágio Prático para Aspirante a Oficial Intendente (EPAINT).

O objetivo do estágio é especializar o aspirante em conhecimentos e padronização de uso dos sistemas informatizados essenciais ao exercício de funções iniciais da carreira do Oficial Intendente nas Unidades Gestoras Executoras (UGE) do Comando da Aeronáutica (COMAER).

O EPAINT 2019 contou com a participação de 36 aspirantes a oficial intendente da Turma Jaguar, formados pela Academia da Força Aérea (AFA) em 2018, e que, atualmente, servem em diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante o estágio, foram realizados seis cursos, que contaram com avaliações de caráter somativo para a aferição dos conhecimentos adquiridos pelos aspirantes. Na primeira fase do evento, que teve o apoio de coordenadores das mais diversas Organizações Militares subordinadas à SEFA, foram realizados dois cursos na modalidade de ensino a distância: Contabilidade de Custos Aplicada ao COMAER e Módulo de Aquisição de Contratos.

Durante a segunda fase, foram realizados, no Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ), quatro cursos na modalidade de ensino presencial, ministrados por instrutores da SEFA: Curso do Tesouro Gerencial; Curso Prático do Sistema Integrado de Administração Financeira; Curso de Pregoeiro de Pregão Eletrônico; e Curso do Sistema Integrado de Administração e Serviços Gerais.

O encerramento do evento aconteceu no último dia 29 e contou com a participação do Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que destacou a importância do EPAINT 2019. “É uma capacitação de nível de pós-formação, por isso o estágio foi avaliado sob os pontos de vista cognitivo e disciplinar, servindo de base para a composição do conceito individual a ser considerado na promoção ao posto de 2º Tenente Intendente. Neste contexto, é fundamental destacar o trabalho desenvolvido pelos Grupamentos de Apoio e Bases Aéreas, onde os aspirantes estão lotados, no intuito de estimular a participação dos militares, o que viabilizou a realização do EPAINT 2019”, afirmou.