ESPORTE

Atletas da FAB garantem vagas para Jogos Mundiais Militares

Militares da Força Aérea também se destacaram no Campeonato Brasileiro de Karatê e em competições de Triathlon
Publicada em: 03/04/2019 10:37
Imprimir
Fonte: CDA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria - Revisão: Capitão Monteiro

Equipe Falcões ao término da competiçãoO 29º Campeonato de Paraquedismo das Forças Armadas foi concluído na sexta-feira (29), em Guaratinguetá (SP) e contou como seletiva para a equipe que representará o Brasil na sétima edição dos  Jogos Mundiais Militares (7º JMM), no mês de outubro, em Wuhan, na China.

Depois de cinco dias de competições, a Força Aérea Brasileira (FAB) conseguiu garantir duas vagas para o Mundial da China e mais uma vaga de atleta reserva. Durante o campeonato, a FAB conquistou, ainda, os primeiros lugares nas Provas de Precisão de Aterragem por equipe, Precisão individual e Absoluto Individual.

Um dos selecionados para a competição na China, o Tenente Rodrigo Gonçalves comentou a vitória. “A conquista da vaga é reflexo de muito trabalho, dedicação e comprometimento de toda a equipe Falcões. Agradeço a todos os integrantes pela oportunidade”, disse.
 

Life Saving

Seletiva para a equipe de Life SavingTambém com objetivo de formar equipe para os Jogos Mundiais Militares, a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) realizou, entre 26 e 28 de março, no Rio de Janeiro (RJ), a seletiva da modalidade Life Saving.

O critério utilizado para seleção dos 12 atletas que integrarão a equipe foi a análise comparativa entre os tempos obtidos na seletiva e os resultados apresentados pelos melhores atletas do mundo durante o 48º Campeonato Mundial Militar de Life Saving, realizado em 2016 na Suécia, e no Torneio Internacional de Life Saving do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), em 2018, na Rússia.

Das 12 vagas, cinco foram preenchidas por atletas da FAB, sendo quatro na equipe feminina e uma na masculina. A chefe de equipe, Tenente Daniele Jacovetti, destacou a eficiência dos atletas durante a seletiva. “Os militares da FAB obtiveram 100% de aproveitamento em todas as vagas que disputaram”, ressaltou.

Karatê

Sargento Tamillis campeã do Open Nacional de Venda NovaNo sábado (30), a Sargento Tamillis Campi Pimenta, do Programa de Atletas do Alto Rendimento (PAAR) da FAB, conquistou a medalha de ouro na categoria “Sênior - 50kg” do Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado em Brasília (DF). Foi a primeira das cinco etapas classificatórias que culminam na final, em outubro, no Rio Grande do Sul.

Antes desta conquista, em 16 de março, a militar foi pentacampeã do Open Nacional de Venda Nova (ES), valendo pontos para o ranking nacional. “Venho com uma preparação intensa e meus próximos objetivos são o Open Internacional de Las Vegas, em abril, e o Circuito Mundial Série A na Turquia, que pontua para o ranking olímpico”, planeja.
 

Triathlon

Também em março, a Sargento Luiza Cravo conquistou o primeiro lugar na 1º Etapa do Rio Triathlon na distância Standart (1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10 Km de corrida), no Rio de Janeiro (RJ), com o tempo total de 2h09min36s.

Sargento Luíza Cravo na 1º Etapa do Rio Triathlon“A prova foi como um treino para mim, pois meus objetivos estão nas próximas semanas em competições em Lima e Florianópolis, além da American Cup na cidade de Montreal, no Canadá. E agradeço sempre a oportunidade de poder representar a Força Aérea Brasileira”, disse a atleta.

Em outra competição, disputada em Caiobá (PR), o Sargento Diego Sclebin também conquistou o primeiro lugar.  Com o tempo total de 1h53min27s, ele venceu o Triathlon SESC Caiobá na distância Standart (1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10 Km de corrida).

Fotos: Major Brant/CDA, Sargento Xavier/CDA, Alexandre Muglia e Jean Andrade