FORMAÇÃO

EPCAR forma 148 alunos em Barbacena (MG)

Durante três anos, os alunos tiveram instruções nos campos acadêmico, físico e militar
Publicada em: 15/12/2018 20:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias
Edição: Agência Força Aérea

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), realizou, neste sábado (15), a cerimônia militar de formatura de 148 alunos da Turma Grifo. Presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, acompanhado pelo Comandante da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Bellintani, a solenidade contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, entre outras autoridades militares e civis. "É mais um ciclo que se encerra. Esses jovens saem da EPCAR, que tem a missão de preparar os cadetes do ar, para alçar voos e tornarem-se os futuros líderes da Força Aérea Brasileira", destacou o Major-Brigadeiro Mesquita.

Os alunos cursaram as disciplinas do currículo do Ensino Médio e tiveram instruções nos campos militar e físico durante três anos no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). A solenidade de conclusão foi marcada por alguns ritos simbólicos, como a passagem de condução do Estandarte da Escola, feita pelo líder do Corpo de Alunos ao primeiro colocado da turma do segundo ano do curso; a entrega dos distintivos de conclusão do CPCAR pelos padrinhos; e a formatura militar, composta por diversos grupamentos.

Concluinte do CPCAR, Yuri Nunes Bitar recebeu o Prêmio EPCAR por ter se classificado em primeiro lugar, com a média geral 9,386. "Desde criança, meu pai, que era marinheiro, contava algumas histórias, principalmente, em relação à aviação, então, eu me apaixonei e resolvi fazer parte da Força Aérea. Foi muita dedicação e esforço, mas valeu a pena", relatou.

Dos 148 formandos, 105 se apresentarão, em janeiro, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), onde vão iniciar o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), que tem duração de quatro anos. "Eu não tenho parentes militares e, quando cheguei aqui, não sabia muito bem como seria, mas com as instruções e os relatos dos professores me apaixonei pelo militarismo e decidi seguir a carreira como aviador", ressaltou o aluno Lucas Bianchi, de 19 anos.

Medalha  

Durante a solenidade, também, foi realizada a imposição da Medalha "Eduardo Gomes - Aplicação e Estudo" pelo Tenente-Brigadeiro Lourenço a nove militares. A condecoração destina-se a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de oficiais e praças do Comando da Aeronáutica que se distinguem nas atividades escolares, classificando-se como primeiro colocado.

"Quando realizamos o curso, a gente se dedica para ter o melhor aproveitamento das informações que vão contribuir para a nossa carreira e essa medalha vem coroar essa dedicação", enfatizou o Comandante do Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), Tenente Especialista em Comunicações Paulo Garcia de Souza Filho, que foi o primeiro colocado no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos em 2013.

Certificado de Conclusão

Na sexta-feira (14), foi realizada a entrega do Certificado de Conclusão do Ensino Médio aos alunos do Esquadrão Grifo. A cerimônia foi presidida pelo Major-Brigadeiro Mesquita, acompanhado do Comandante da EPCAR, Coronel Bellintani.

"Os militares do CPCAR têm a sua graduação denominada de aluno justamente por ser o aprendizado essa força motriz dos três anos de permanência aqui em Barbacena e, nessa ótica, as condições de ensino precisam ser cada vez mais adequadas, por isso, as obras nas nossas instalações e as atualizações constantes nas atividades pedagógicas desempenhadas", afirmou o Comandante da EPCAR.

No evento, foi realizada a entrega de homenagens e premiações aos primeiros colocados do CPCAR 2016 e aos destaques acadêmico, conceito final, instrução militar e treinamento físico-profissional-militar.

"Quando chegamos aqui éramos jovens que acabavam de sair da casa dos nossos pais, mas ultrapassamos todas as adversidades e realizamos o sonho de concluir o Curso  Preparatório de Cadetes do Ar", enfatizaram os alunos Ricardo Teles Toledo, Felipe Bretas Gonçalves e Pedro Henrique de Souza Pereira, que foram os oradores da turma. 

Assista ao vídeo.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

imagens/original/37785/181214bia7077-bianca_viol.jpg
imagens/original/37785/181215bia7398-bianca_viol.jpg
imagens/original/37785/181215bia7801-bianca_viol.jpg