CULTURA

Em São José dos Campos e Barbacena, unidades da FAB realizam musicais de fim de ano

Espetáculos envolveram crianças que participam de projetos nas organizações militares
Publicada em: 11/12/2018 11:55
Imprimir
Fonte: DCTA e EPCAR, por Ten Larissa e Sgt Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Capitão Landenberger

Musical Matilda foi encenado em São José dos CamposCerca de 500 pessoas assistiram, na terça-feira (4), à apresentação do musical "Matilda", no Teatro da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos. O espetáculo foi encenado pelas crianças que fazem parte do projeto de Oficina de Teatro Musical Infantil, coordenado pelo Serviço Social (SESO) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Desde o início do ano, as 19 crianças que participam do projeto desenvolveram atividades orientadas pela Tenente de Serviços Jurídicos Renata Porto Rezende, que ministrou instruções de música, canto e dança.
Segundo a coordenadora do projeto, Tenente Assistente Social Camila Jacometti Pinheiro Nagarol, a oficina promove uma série de benefícios. “As atividades oferecidas promovem a interação social entre as crianças, ajudam no convívio, na ampliação de seu universo e no desenvolvimento de suas potencialidades”, afirma.

O espetáculo foi apresentado no teatro de universidade localO musical marca o encerramento anual das atividades do projeto. "Matilda" é inspirado no livro original de Roald Dahl, que foi adaptado para o cinema em 1996 e para os palcos em 2010, contando a história de Matilda, uma menina apaixonada pela leitura, que possui uma imaginação fértil e uma inteligência excepcional. Apesar de se sentir incompreendida pelos pais e enfrentar dificuldades na escola, ela não deixa de lutar pelos seus sonhos e faz de tudo para mudar seu destino.

A protagonista do espetáculo, interpretada Musical foi encenado por crianças que participam de projeto do DCTApela aluna Sara Figueiredo Eleutério, de 9 anos, conta que ensaiou muito para o papel e que, além de aprender a não sentir vergonha de estar no palco, também pôde compreender com a história a importância da família. “Aprendi com a peça que os pais devem sempre cuidar dos filhos e que as crianças precisam de muito amor e carinho”, disse.

O projeto é desenvolvido desde 2014 e faz parte das atividades de Assistência Social da Força Aérea Brasileira, compondo o Programa de Promoção Familiar, que tem como objetivo atender às famílias que fazem parte do efetivo da organização militar, por meio de oficinas socioeducativas destinadas às crianças entre 7 e 12 anos.

Cantata de Natal da EPCAR foi apresentada na fachada da EscolaCantata de Natal

A apresentação do coral das crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP) no projeto intitulado “Cantata de Natal” foi realizada na segunda-feira (3), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). O evento contou com a participação de familiares e integrantes da Banda de Música da EPCAR, do Coral PROFESP e do Coral São Miguel Arcanjo. Uma estrutura especial de iluminação foi preparada para que o prédio principal da EPCAR recebesse o espetáculo. 

“Tivemos uma noite maravilhosa, uma noite encantadora. É impossível falar de Natal sem falar de emoção, de coisas boas, porque este clima natalino nos traz alegria. As pessoas ficam melhores nesta época e deixam aflorar tudo que há de bom em si. Uma das definições de música diz que é a arte de manifestar os diversos sentimentos de nossa alma e, por meio das canções que foram entoadas pelos corais, acredito que conseguimos fazer isto”, disse o  Adjunto da Banda de Música da EPCAR e regente do espetáculo, Tenente Jadir das Chagas Júnior.

EPCAR foi palco de Cantata de NatalO evento contou com a presença de aproximadamente mil pessoas, entre alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), integrantes do efetivo da Guarnição de Barbacena (GUARNAE-BQ), autoridades, convidados, moradores da cidade e familiares das crianças dos corais. Itamar José de Souza, pai de dois participantes do PROFESP, agradeceu pela oportunidade em poder confraternizar com toda sua família. “A Cantata de Natal da EPCAR foi linda e muito nos emocionou. Foi uma noite que ficará para sempre em nossas memórias”, destacou.

Fotos: Cabo Mendes/DCTA e Sgt Domingos/EPCAR