CIDADANIA

Alunos do Programa Forças no Esporte participam de eventos em diversas unidades da FAB

O projeto proporciona educação e prática esportiva a crianças e adolescentes
Publicada em: 11/12/2018 16:45
Imprimir
Fonte: Alas 11 e 12, EEAR, EPCAR e Campo dos Afonsos
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Capitão Landenberger

Integrantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP), desenvolvido em diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB), participaram de atividades diferenciadas em novembro e dezembro. Confira:

Rio de Janeiro

Os alunos do PROFESP da Ala 11 (Galeão) tiveram a oportunidade de, a bordo de uma aeronave C-99 A, do1º/2º Grupo de Transporte, embarcar para Pirassununga (SP) e conhecer a Academia da Força Aérea (AFA). "Foi um dia inesquecível para todos nós, foi a primeira vez que voamos num avião da Aeronáutica", contou Rafael Rodrigues, aluno mais antigo da turma, inscrito desde 2015.

Durante a visita, realizada no dia 26 de novembro, os jovens praticaram basquete e badminton no ginásio poliesportivo, assistiram à Parada Diária do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, estiveram no museu e conheceram a história da AFA e da Força Aérea Brasileira, além de visitarem as instalações e aeronaves da Esquadrilha da Fumaça. Eles ainda se encontraram com os alunos do PROFESP da AFA.

Atualmente, a Ala 11 tem dois núcleos de operação do PROFESP, totalizando 134 participantes. O Programa é destinado ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A finalidade é promover a valorização pessoal, fortalecer a integração social e a cidadania e reduzir riscos sociais dos beneficiários, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas.

No Campo dos Afonsos, na quarta-feira (6), foi realizado o encerramento das atividades do PROFESP daquelas unidades. O evento contou com a presença do Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, o Brigadeiro Intendente José Jorge de Medeiros Garcia. Os beneficiários do Programa realizaram apresentações com as turmas de dança e de canto, com a turma das aulas de reforço de inglês; e da turma de música, utilizando instrumentos de percussão e flautas doces, além de uma apresentação da turma de karatê.

O PROFESP conta com a participação de Projetos esportivos como Ideal Brasil, Futuro Olímpico, Associação Fortes e Velozes, voltados para a Prática do Atletismo e a Escola de Natação Nado Livre, além de diversos militares e civis, que de forma voluntária, contribuem para o crescimento de mais de 300 beneficiários, seja ministrando aulas de reforço escolar, ou atuando na instrução das atividades desportivas oferecidas pelo programa.

Na área de Santa Cruz, alunos do PROFESP da Ala 12 participaram da Liga Oeste de Futsal. A equipe Sub-15 foi campeã da competição e Sub-13 se destacou como vice-campeã.

“Eles fizeram um ótimo campeonato.O sub-13 estava invicto, perdeu apenas na última partida: apesar da derrota, lutaram até o fim. Já o sub-15 fez um campeonato brilhante, pois goleou em todos os jogos.Mas essa conquista vai além de um troféu, pois mostra para esses adolescentes que com dedicação e empenho pode-se superar as dificuldades e vencer os desafios. O PROFESP está mudando a vida desses adolescentes”, concluiu o treinador da equipe, Cabo Marcelo Roberto Nogueira de Carvalho.

Em sala de aula, o PROFESP da Ala 12 iniciou na terça-feira (4) uma oficina de produção textual. Partindo do suporte jornal , os alunos serão desafiados a produzir textos , como notícias, artigos e cartas.

“O jornal apresenta gêneros textuais em suas multiplicidades e isso vai proporcionar aos alunos melhor interação discursiva nos mais variados contextos sociocomunicativos”, pontua o professor da oficina de produção textual, Sargento Vinicius Gaudêncio de Oliveira.

 

Guaratinguetá (SP)

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) realizou, na terça-feira (4), uma solenidade militar de encerramento da participação de uma das turmas do PROFESP.

As 128 crianças, alunos da quarta e quinta série do Ensino Fundamental de Escolas Municipais de Guaratinguetá, compuseram a tropa e receberam, do Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, dos demais oficiais da Unidade e dos seus instrutores, uma homenagem pela participação durante os dois anos no Programa.

“Esse momento representa gratidão ao Programa e à EEAR, onde as crianças puderam desenvolver a disciplina e atividades ligadas ao esporte”, afirmou a Subsecretária de Educação da cidade, Maria Regina Marcondes Guimarães, que também participou da cerimônia.

O fechamento do ciclo foi feito de forma exemplar, com apresentação ao Comandante, grito de turma e arremesso das coberturas, indicando o “fora de forma” das crainças.

“Foi muito emocionante, muito bom a gente ter esse convívio na Aeronáutica. Conhecemos muitas coisas legais e como é ser um sargento da FAB. A formatura foi incrível, arremessamos a cobertura como eu já havia visto nas formaturas de sargentos da Escola”, comentou Ryan Petrick, de 11 anos.

 

Barbacena (MG)

Aproximadamente 130 crianças foram beneficiadas pelo PROFESP na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em 2018. A solenidade de encerramento das atividades foi realizada no fim de novembro. Para o jovem Vitor Leandro Silva de Lima, de 14 anos, este encerramento foi especial. A data marca também sua despedida do Programa, após dois anos de participação. O aluno afirmou que só tem boas recordações. “Na disciplina, aprendi muitas coisas, aprendi a respeitar as pessoas. Aprendi também a ajudar e levo a doutrina militar como um grande ensinamento para minha vida”, afirmou, ratificando seu desejo de se tornar um militar da FAB no futuro.

Durante todo o ano, os alunos do PROFESP participaram de atividades esportivas, como atletismo, futebol e vôlei, atividades recreativas, educação cidadã, educação ambiental, ordem unida e aulas de música com militares da Banda de Música da EPCAR.

Na Escola, o projeto é desenvolvido com crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 13 anos, pertencentes a escolas municipais. “Estou muito feliz e orgulhosa do trabalho que é realizado pela EPCAR para com estas crianças. Que este lindo Programa continue proporcionando a chance destas crianças e jovens buscarem um futuro mais digno e, quem sabe, com a parceria entre a Prefeitura e a EPCAR, possamos ampliar as atividades”, disse a vice-prefeita de Barbacena, Ângela Maria Kilson, que esteve na solenidade representando o executivo municipal.

“São cinco anos vivenciando esta parceria, mais de 400 alunos já passaram pelo programa, sendo uma oportunidade única na vida de muitos. O programa proporcionou aos nossos alunos novos objetivos, antes tão distantes. Vivenciar o dia a dia da EPCAR gerou expectativas e esperanças de um futuro melhor que ultrapassa as limitações comuns à dura realidade vivida pela maioria”, afirmou a diretora da Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale, Edineia Luciane Condé.

Para o Coordenador Geral do PROFESP na EPCAR, Major Aviador André Cardoso de Moura, são vários os desafios que são vividos no programa, desde a captação de voluntários e parcerias até incluir o objetivo desejado na vida dos beneficiários, já que é necessário desde a presença dos monitores até o aporte financeiro. “Pensamos em todos os aspectos necessários para a execução do projeto e também para os egressos, quando devolvemos estes jovens para a sociedade”, concluiu.

Fotos: Suboficial Armando/Afonsos, Sargento Domingos/EPCAR, Cabo De Carvalho/Ala 12 e Cabo T. Ribeiro/EEAR