SOLIDARIDADE

Ações sociais marcam final de ano letivo para alunos da EPCAR

Durante as atividades, o grupo visitou asilos, creches e também doou sangue
Publicada em: 05/12/2018 17:30
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino - Revisão: Capitão Landenberger

Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que integram o Esquadrão Pastor do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), realizaram uma série de ações sociais em Barbacena (MG) na última semana. Durante as atividades, o grupo visitou asilos, creches e também doou sangue.

A Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI), que atende crianças com idade entre 6 e 13 anos, foi uma das instituições visitadas pelo esquadrão. Para a assistente social da AACI, Fernanda Gonçalves de Barros, a visita dos alunos levou alegria aos assistidos. “Nós ficamos imensamente felizes com esta boa ação e por todo o carinho que tiveram ao conhecerem nossa instituição e prestarem esta doação e esta solidariedade”, disse.

Para a aluna Ana Paula da Paixão Miranda, poder compartilhar este momento de convivência com as crianças e com os idosos foi uma experiência única. “Muito mais do que levar doação a eles, conseguimos levar o amor. Sabemos que elas são carentes e precisam de carinho e atenção. Foi muito gratificante pra nós, alunos, passar este momento com eles. O maior presente quem recebeu fomos nós porque vai ficar pra sempre em nossos corações”, afirmou.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer a Casa do Velho Amigo, um asilo que tem a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena como entidade mantenedora. A técnica de enfermagem Síria Cristina da Silva, que atua diretamente com os idosos assistidos, fez questão de destacar que a presença dos alunos na instituição animou os residentes. “É muito boa essa interação porque às vezes eles ficam muito sozinhos, contando apenas com a presença da equipe curadora. Tenho certeza de que hoje eles ficaram muito felizes. Ações como esta não têm preço!”, declarou.

Os alunos do Esquadrão Pastor levaram ainda donativos à Associação de Apoio a Crianças e Idosos, à Casa do Velho Amigo e ao Abrigo de Crianças Dom Luciano, e passaram pela Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas), em Juiz de Fora (MG), onde realizaram doação de sangue.

Outras atividades de cunho social estão previstas até o encerramento oficial do ano letivo, que será no dia 15 de dezembro. A programação inclui visitas a outras instituições da cidade e, também, a participação de mais voluntários nas ações de doação de sangue.

Fotos: NascenTV