HOMENAGEM

Militares recebem Medalha Santos-Dumont do Governo de Minas Gerais

Concedida pelo Governo de Minas Gerais, a Medalha Santos-Dumont foi criada em 1956 para comemorar o primeiro vôo do 14-Bis
Publicada em: 01/11/2018 14:45
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Capitão Landenberger

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) de Unidades de Minas Gerais foram agraciados, nessa terça-feira (30/10), com a Medalha Santos-Dumont do Governo do Estado, em cerimônia realizada na Fazenda Cabangu, no município de Santos Dumont (MG). A solenidade teve início com a revista à Guarda de Honra, que foi realizada pelo Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa. Logo após, os presentes entoaram o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).

“É uma satisfação poder fazer parte deste momento e ser homenageado. É uma alegria ver a comunidade mineira se reunindo em prol de uma personalidade que tem um significado tão grande para o Comando da Aeronáutica e para a sociedade brasileira como um todo”, afirmou o Brigadeiro Mário.

O Comandante da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Bellintani, também recebeu a medalha. “Estou muito honrado por receber esta comenda e por fazer parte deste esforço conjunto pela preservação da memória deste espaço tão importante, para resgatar e manter vivo o legado de Santos-Dumont. É um trabalho gratificante podermos preservar o local onde nasceu o pai da aviação”, declarou o oficial, ratificando a parceria entre o Comando da Aeronáutica, a Fundação Museu Casa Natal de Santos-Dumont e a Prefeitura Municipal de Santos Dumont na preservação da Fazenda Cabangu.

O Governador de Minas Gerais foi representado pelo Secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo. “Quem conhece a vida de Alberto Santos-Dumont sabe que o Brasil atingiu um patamar superior na construção do conhecimento humano quando um mineiro da Mantiqueira revolucionou a história dos homens e das mulheres”, complementou.

Ao total, cinco militares e um civil da FAB receberam a comenda. Além dos representantes da FAB, mais 120 pessoas foram agraciadas com a comenda.

Concedida pelo Governo de Minas Gerais, a Medalha Santos-Dumont foi criada em 1956 para comemorar o primeiro vôo do 14-Bis – realizado no dia 23 de outubro de 1906, em Paris, simbolizando o reconhecimento pelo feito de Alberto Santos-Dumont. A condecoração é concedida a personalidades e entidades que prestam relevantes serviços ao estado e ao Brasil.

Fotos:Sargento Domingos