INTERNACIONAL

GEIV realiza inspeção em voo no aeroporto de Assunção

A inspeção permitiu ao aeroporto de Assunção operar novamente em sua capacidade máxima com total segurança
Publicada em: 01/11/2018 14:20
Imprimir
Fonte: GEIV, por Tenente Ivantes
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Capitão Landenberger

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizou, nos dias 22 a 24 de outubro, missões de inspeção do auxílio ILS do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, localizado em Assunção, no Paraguai. A missão faz parte do Acordo de Cooperação estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Direccion Nacional de Aeronautica Civil (DINAC), por meio do Decreto nº 4.240/2002.

O FAB 3603 - Legacy decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 21 de outubro, com uma equipe de oito tripulantes, sendo dois pilotos inspetores, um mecânico, dois operadores de sistema de inspeção em voo, um operador de radiomonitoragem e dois operadores de sistema de posicionamento de aeronaves.

A tripulação foi recebida pelo Presidente da DINAC, Edgar Alberto Melgarejo Ginard; pelo Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai, Coronel Aviador Álvaro Marcelo Alexandre Freixo; e pelo Adido da Aeronáutica no Paraguai, Coronel Aviador Marcello Lobão Schiavo.

Ao final da missão, foram realizadas dez horas de voo, o auxílio teve seu alinhamento corrigido, permitindo ao aeroporto operar novamente em sua capacidade máxima e com total segurança.

Para o piloto inspetor do GEIV, Major Aviador Bruno Michel Marcondes Alves, responsável pela execução da missão, o serviço foi bem sucedido. “Fomos recebidos pelo Presidente da DINAC, demonstrando o reconhecimento da relevância e da qualidade do serviço que fomos prestar”, comentou.

A participação de representantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) materializa a cooperação do Brasil com as demais nações da América do Sul, ratificando o papel de destaque do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) no cenário internacional da aviação.

Foto: Luiz Eduardo Perez