DIMENSÃO 22

FAB inicia distribuição das Bolachas da Dimensão 22

O símbolo foi entregue ao Alto-Comando nesta quinta-feira (25)
Publicada em: 25/10/2018 15:25
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenentes Elias e Raquel
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Cap Landenberger

Foi realizada nesta quinta-feira (25), em Brasília (DF), a entrega das Bolachas alusivas à campanha Dimensão 22 ao Alto-Comando da Força Aérea Brasileira (FAB).

“A Bolacha inserida em nossos uniformes demonstra o tamanho da responsabilidade que a Força Aérea tem em controlar, defender e integrar os 22 milhões de km2 do nosso país. Além dos uniformes, as aeronaves da FAB foram adesivadas com a marca da Dimensão 22”, disse o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, durante a entrega do símbolo.

A Bolacha deverá ser utilizada, em caráter permanente por todo o efetivo da FAB no 8º uniforme (macacão de voo) e no 10º uniforme (gandola camuflada).

No macacão de voo, a Bolacha colorida deverá ser fixada verticalmente centralizada à vista direita e horizontalmente centralizada à tarjeta de identificação.

Já na gandola camuflada, a Bolacha verde deverá ser fixada vertical e horizontalmente centralizada à parte visível do bolso direito.

De acordo com o Subdiretor de Abastecimento da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), Brigadeiro Intendente Alexandre Santana Nogueira, a distribuição das Bolachas já começou. "Até o dia 26 de outubro, todos os Grupamentos de Apoio receberão as Bolachas do macacão de voo em quantidade necessária para distribuir uma a cada aeronavegante. Já as destinadas ao 10° uniforme foram distribuídas, prioritariamente, para todas as Unidades do Rio de Janeiro, que possuem militares atuando, diariamente, em ações de Garantia da Lei e da Ordem. A distribuição para as demais Unidades de todo o Brasil se estenderá até a primeira quinzena do mês de dezembro", especificou.

Após a distribuição inicial, as Bolachas estarão disponíveis nos Postos Regionais de Venda de Fardamento de todo o Brasil.

Controlar, Defender e Integrar

A colocação da bolacha no uniforme integra a campanha Dimensão 22, que reúne diversos produtos, entre eles, os selos nas aeronaves, a página especial, o vídeo institucional e o selo postal comemorativo, que sintetizam a responsabilidade de atuação da FAB, de Controlar, Defender e Integrar.

A Força Aérea é responsável por controlar o tráfego aéreo nos 22 milhões de km2, além de cumprir missões de busca e salvamento para localizar e salvar pessoas em perigo na terra ou no mar. Para isso, conta com Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo, diversas Torres de Controle de Aeródromo, vários Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo e profissionais atuando no controle de tráfego 24 horas por dia, 365 dias por ano.

O Defender refere-se à garantia da soberania do espaço aéreo, que inclui toda a extensão do território nacional e a zona econômica exclusiva. A FAB defende essa área com Unidades Operacionais em regiões estratégicas por meio das aviações de Caça, Transporte, Patrulha Marítima, Reconhecimento Aéreo e Alerta Aéreo Antecipado, além das ações terrestres de Contraterrorismo, Garantia da Lei e da Ordem e Defesa Antiaérea.

Já o Integrar faz referência às diversas missões da FAB em todo o território nacional. São ações de transporte de órgãos, evacuação aeromédica, transporte aéreo logístico, transporte de urnas eleitorais, construção e recuperação de aeroportos e ações cívico-sociais nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e lazer, entre outras, que levam direitos fundamentais à população carente em regiões de difícil acesso do País.

Clique aqui e leia a orientação técnica sobre como utilizar a Bolacha alusiva à Campanha Dimensão 22.

Veja o álbum do Flickr e confira as fotos da Campanha Dimensão 22.

Foto: Cabo Feitosa/Cecomsaer