HOMENAGEM

Diversas Unidades celebram o aniversário do Patrono da Força Aérea Brasileira

Durante a solenidade militar, ocorreu a imposição da Medalha Eduardo Gomes - Aplicação e Estudo
Publicada em: 24/09/2018 15:45
Imprimir
Fonte: ALA 7, BAAF, CINDACTA III, ALA 8, Ala 5
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

Diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, nessa quinta-feira (20), solenidades militares em homenagem ao Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes, por ocasião do 122º aniversário de seu nascimento.

Nas cerimônias foram impostas a diversos militares a Medalha Eduardo Gomes - Aplicação e Estudo. Criada pela Lei nº 7243, de 6 de novembro de 1984, regulamentada pelo Decreto nº 9146, de 24 de agosto de 2017 e pela Portaria 350/SCG, de 20 de março de 2018, a medalha destina-se a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de oficiais e praças do Comando da Aeronáutica que se distinguiram nos cursos de carreira.

Veja como foram as cerimônias nas seguintes cidades: Boa Vista (RR), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Manaus (AM) e Campo Grande (MS):

Ala 7

Na Ala 7, em Boa Vista (RR), a cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho. Na oportunidade foi imposta a medalha militar “Eduardo Gomes - Aplicação e Estudo” a quatro oficiais da guarnição.

Paraninfo dos agraciados na cerimônia, o Tenente-Brigadeiro Raul Botelho parabenizou os militares e destacou o significado do reconhecimento pela aplicação nos respectivos cursos de formação. "O importante é que eles possam continuar com esse espírito de comprometimento em busca da excelência durante suas carreiras e que, além disso, possam influenciar e motivar seus pares e subordinados a buscarem a mesma progressão", destacou o oficial-general.

O Tenente Aviador Marcos Vinicius Soares de Medeiros foi um dos agraciados. "Tenho a certeza que será uma inspiração em replicar na minha conduta profissional diária o entusiasmo e o amor que ele tinha por nossa instituição, e por nosso país, e a busca constante pela obtenção de melhores resultados no cumprimento de minhas atribuições", afirmou.

BAAF

Na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ), a solenidade foi presidida pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo. A cerimônia contou com a presença do ex-Comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista, além de oficiais-generais do Alto-Comando da FAB, entre outras autoridades.

Durante a solenidade foi imposta a "Medalha Eduardo Gomes - Aplicação e Estudo" e o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica depositou flores no busto do Marechal do Ar Eduardo Gomes.

Houve, também, a exposição da aeronave K-263 “Curtiss Fledgling”, que protagonizou nos idos de 1931, o início das atividades do Correio Aéreo Nacional, e do automóvel modelo Itamaraty Executivo que, nos idos de 1967, atendeu ao então Ministro da Aeronáutica, Marechal do Ar Eduardo Gomes. Esses símbolos na história do Patrono da Força Aérea Brasileira fazem parte do acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL).

CINDACTA III

A solenidade no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA III), em Recife (PE), foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jerfeson Domigues de Freitas.

Na ocasião foi realizada a imposição da "Medalha Eduardo Gomes - Aplicação e Estudo. Entre os agraciados estava o Comandante do CINDACTA III, Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, por ter alcançado a primeira colocação no Curso de Comando e Estado-Maior, em 2004, além de outros 20 oficiais e graduados da guarnição.

“Para mim é sempre uma satisfação estar aqui por causa da competência e responsabilidade da Unidade, mas, principalmente, para reconhecer os agraciados e vê-los receber a medalha, que é a mais democrática de todas, pois, todos podem recebê-la, por meio do mérito. E ela ajuda a mostrar a importância que a Força Aérea dá a cada um. Destacou ainda o fato do comandante da Unidade também ter sido agraciado", destacou o Diretor-Geral do DECEA.

Ala 8

Mais de 800 militares participaram da solenidade militar na Ala 8, em Manaus (AM), que reuniu as organizações operacionais e administrativas da Força Aérea sediadas na capital amazonense. Durante o evento ocorreu a imposição da "Medalha Eduardo Gomes - Aplicação e Estudo" a quatro militares que servem na cidade.

Um dos agraciados foi o primeiro colocado no Curso de Formação de Oficiais de Infantaria, Tenente Arthur Mozzer de Oliveira. O oficial falou sobre o que a premiação representa para ele.

“Para mim é um grande privilégio recebê-la porque nós passamos por uma seleção dentro de uma população que almeja um dia servir como militar. Dentro dessa seleção, que já é muito exigida, nós somos submetidos a treinamentos e várias avaliações, já dentro de um grupo muito seleto, um grupo muito capaz. Então, o grande privilégio dessa medalha, não está nos meus méritos, mas, principalmente, na grande capacidade e mérito que os meus companheiros de turma têm”, pontuou.

Ala 5

Durante a solenidade realizada na Ala 5, em Campo Grande (MS), presidida pelo Comandante da Unidade, Brigadeiro do Ar Augusto Cesar Abreu dos Santos, foi realizado o hasteamento da insígnia de Marechal do Ar pelo oficial-general, auxiliado pelo Graduado Padrão, com o intuito de reverenciar a memória do Patrono da Força Aérea Brasileira.

A "Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo" homenageou quatro militares, entre eles, o Brigadeiro do Ar Maximo Ballatore Holland, primeiro colocado no curso de formação de Oficiais Aviadores ano 1983.