CAPACITAÇÃO

Curso de Comunicação Social da FAB reúne militares em Brasília (DF)

A abertura do evento contou com representantes das três forças, PM’s, bombeiros do DF e civis que participarão das atividades durante cinco dias
Publicada em: 17/09/2018 19:30
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Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

Cerca de 70 militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira (FAB), policiais militares, bombeiros e civis participaram da abertura do 39º Curso de Comunicação Social (CCS-2018), nesta segunda-feira (17), em Brasília (DF). O evento promovido pela FAB, no auditório da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi aberto pelo Vice-Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Coronel Aviador Flávio Eduardo Mendonça Tarraf.

“A proposta do curso é a transferência de conhecimento e a troca de experiência. A nossa intenção é reforçar o Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica [SISCOMSAE]”, afirmou.

Até sexta-feira (21), os participantes terão a oportunidade de conhecer e de participar de discussões sobre boas práticas na área de comunicação. O objetivo é estimular o aperfeiçoamento de estratégias e reforçar a integração entre as Forças Armadas e Auxiliares para a consolidação da imagem institucional.

O primeiro dia foi dedicado à discussão sobre “A Comunicação Social na Força Aérea Brasileira”. A palestra, proferida pelo Chefe da Divisão de Comunicação Integrada (DCI) do CECOMSAER, Coronel Aviador Paulo César Andari, destacou os esforços realizados para cumprir a missão da FAB de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria.

O coronel explicou o funcionamento do SISCOMSAE e falou sobre a estrutura empregada na projeção e na preservação da imagem da FAB. Ele também reforçou a importância da Comunicação Integrada e deu destaque à necessidade do envolvimento e da atuação de todo o efetivo para que as ações de gestão da comunicação tenham a eficácia desejada.

“Todos nós temos que estar focados na missão da Força Aérea e todos que estamos relacionados com a atividade de Comunicação Social somos assessores diretos do comandante. Temos que antecipar os fatos e ter uma postura proativa. Temos que alinhar: muitas vozes e um só discurso”, ressaltou.

A palestra, que contou com a exibição de reportagens e vídeos institucionais abordando um pouco do trabalho da Força Aérea, terminou reforçando o mote da campanha Dimensão 22. “Essa campanha veio para ficar e temos que levá-la no nosso DNA. Temos que trabalhar para que a Dimensão 22 esteja no consciente não só do nosso público interno, mas de toda a sociedade”, destacou.

Em seguida, foi a vez da Diretora de Relações Institucionais e Regulatório da Latam Airlines Brasil, Gislaine Rossetti, compartilhar experiências profissionais com os militares. Ao abordar o tema “A Comunicação em Tempos de Mudanças”, ela falou sobre Planejamento Estratégico de Comunicação na sociedade atual e explicou como a companhia aérea para a qual trabalha atua para ser bem vista no mercado. “Temos vários produtos, mas um produto essencial e que precisa ser gerenciado é a comunicação e ela tem um valor imenso. Se não for bem tratada, as consequências podem ser devastadoras”, alertou.

Ela também chamou a atenção para outras questões como o relacionamento com o público, gestão da marca, gerenciamento de crises e construção de imagem. “A articulação e a moderação do diálogo nunca foi tão importante. O papel da comunicação vem mudando muito rapidamente”, enfatizou.

CCS-2018

Desde a 1ª edição, realizada em 1993, na capital federal, o CCS vem se modernizando de acordo com o panorama sociopolítico do país, levando em conta as estratégias da Comunicação Social da Aeronáutica.

Neste ano, em sua 39ª edição, o curso organizado pela Divisão de Comunicação Corporativa (DCC) do CECOMSAER foi elaborado em um novo formato, com a aplicação de testes de conhecimento antes do início do CCS. Já o tempo de duração foi reduzido de duas para uma semana.

“Com o intuito de garantirmos uma melhor capacitação, nós implantamos o estudo a distância. Agora não precisamos mais abordar a parte de legislação. O aluno já chegou aqui preparado para essa missão”, explicou o Chefe da Divisão de Comunicação Corporativa (DCC), Coronel Aviador Rodrigo José Fontes De Almeida.

A ajudante de Comunicação Integrada da Marinha do Brasil, Tenente Ana Clara Ferreira Piantino, participou pela primeira vez. “Realmente, esse curso contribui muito e é muito válida essa troca de experiência com as pessoas. Nós temos estruturas diferentes e ao mesmo tempo parecidas. Sempre tem algo que podemos aprender”, relatou.

Quatro anos após fazer o primeiro curso, o Tenente Mateus Candiani, participa das atividades mais uma vez. “É bom para nos reciclarmos e avaliarmos o que temos que melhorar como elo. Quero levar as novidades que vir aqui para agregar na comunicação da minha Unidade”, contou o chefe da Seção de Comunicação Social da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP).

Confira aqui como foi a abertura do curso.

Fotos: André Feitosa