COMAEX

FAB realiza exercício simulado de operações aeroespaciais em Brasília

Cerca de 100 militares participam da atividade voltada para conflito de guerra
Publicada em: 11/09/2018 09:58
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cristiane dos Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

Cerca de 100 militares participam do ExercícioComeçou nesta segunda-feira (10), o Exercício COMAEX, que visa capacitar cerca de 100 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), de diversas organizações do país, por meio de atividades simuladas de comando e controle das operações aeroespaciais. As atividades serão realizadas na sede do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF), até o dia 18 de setembro.

Atividade ocorrerá até dia 18 de setembroO Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, realizou a abertura do evento e alertou sobre a importância do planejamento contínuo das ações. “Nós precisamos voltar nossas capacidades para o gerenciamento de comando e controle permanente. Esta edição do exercício é bastante embrionária e a nossa intenção é que, a partir de 2018, tenhamos uma COMAEX anualmente, para simular situações em todos cenários possíveis”, afirmou o oficial-general.

Comandante do COMAE realiza abertura do COMAEX

De acordo com o Comandante da Força Aérea Componente (FAC), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, o treinamento dos oficiais objetiva trabalhar um manual que servirá de base para os demais exercícios e também manter o treinamento de oficiais para situações de conflitos reais. Além disso, o Exercício poderá ter apoio de outras Forças. “A atividade poderá ter suporte da Força Aérea Terrestre e da Força Aérea Naval, além de atribuições para defesa aeroespacial e operações ofensivas. O objetivo é atingir o efeito planejado pelo Comando Conjunto Combinado no que tange às tarefas da Força Aérea Brasileira”, explica.

O Chefe da Divisão de Programação do COMAE e Chefe do Centro de Animação do COMAEX, Coronel Aviador Leonardo Venancio Mangrich, explica que o exercício passará por ciclos visando ao aprimoramento. “No Exercício, recebemos as orientações, iniciamos o planejamento e a partir daí, as decisões das ações serão tomadas. Após a execução, será realizado um retroalinhamento das informações, para, então, avaliarmos se os resultados foram atingidos na sua plenitude. Nós temos que ter a capacidade de adaptação necessária para que a nossa consciência situacional esteja mais adequada para atingir seus objetivos”, explica.

Antes do início do Exercício, os militares realizaram treinamento, receberam orientações sobre como seria a atividade e conheceram as instalações da campanha.

Confira como foi a abertura do Exercício COMAEX.

Fotos: Cabo André Feitosa / CECOMSAER