CARREIRA

Conceito do Programa de Capacitação e Valorização do Graduado é aprovado pela FAB

Além da inclusão da função de Graduado-Master, o programa prevê um projeto de educação continuada
Publicada em: 10/09/2018 17:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Maj Alle

O Comando da Aeronáutica aprovou, nesta segunda-feira (10), o conceito de um Programa de Capacitação e Valorização de Graduados, que estabelece um novo formato para a carreira desses militares, investindo no seu aperfeiçoamento e aprimoramento.

O conceito é fruto de estudos realizados pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e pelo Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), sendo constituído por dois projetos: o do Graduado-Master e o de Educação Continuada.

“A intenção é que o Graduado-Master seja um elo de comunicação entre o comandante de uma guarnição e o efetivo, apresentando como características: destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal”, explica o Chefe da Primeira Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto.

Em 2018, a primeira turma receberá instruções, entre outubro e novembro, na Universidade da Força Aérea (UNIFA). Posteriormente, o curso deve ser realizado em modalidade mista: a distância e presencial. A seleção dos graduados que vão participar do curso seguirá critérios estabelecidos na Diretriz de Implantação da Função de Graduado-Master.

Educação Continuada

O projeto de Educação Continuada prevê a reestruturação cognitiva da carreira dos graduados para atender demandas relacionadas à concepção estratégica da Força Aérea. Verificaram-se momentos específicos ideais para um aporte cognitivo e de fortalecimento de valores na carreira do graduado.

Assim, serão criados os Cursos de Aprimoramento (CA1 e CA2), a serem realizados por terceiros e segundos sargentos, respectivamente, com conteúdos gradativos que serão finalizados no CAS. Este, por sua vez, será remodelado, buscando experiências e produção científica do conhecimento, estimulando a análise e o pensamento crítico.

As oportunidades e condições dos graduados ascenderem ao oficialato através do CFOE ou do EAOF permanecem inalteradas.

Entenda a função de Graduado-Master

A criação da função Graduado-Master tem como principais objetivos: a participação das praças auxiliando a alta administração, prestando assessoramento nas questões relativas à disciplina, à moral, à carreira, à motivação, ao bem-estar, à satisfação profissional e ao apoio à família militar, no círculo das praças; proporcionar o aperfeiçoamento contínuo da gestão das Guarnições de Aeronáutica (GUARNAE) e de sua operacionalidade; fortalecer a coesão entre os integrantes da GUARNAE, estimulando o espírito de corpo e os padrões de disciplina; reconhecer a praça que se destaca pelo seu desempenho profissional e conduta pessoal; incrementar capacidades cognitivas à carreira do graduado; e apresentar oportunidades, motivar e manter recursos humanos adequados às necessidades da FAB.

Perguntas e Respostas:

O que é o Graduado-Master? É uma função, não graduação. Será ocupado por militar com destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal (processo de seleção). Sua área de responsabilidade está nas questões relativas à moral, disciplina, motivação, carreira, satisfação profissional, bem-estar e apoio à família militar, relacionadas aos assuntos ligados às praças. É o difusor e catalisador das decisões do Comandante da Guarnição, perante os graduados.

Como é o processo seletivo? Requisitos do processo seletivo: a) Situar-se nas faixas A, B e C da LMR da respectiva turma de formação; b) Não ter sido punido nos últimos 10 anos (Excelente Comportamento); c) Ter sido promovido a 2S, 1S e SO pelo critério de Merecimento; d) Ter recebido parecer favorável da Subcomissão de Primeira Instância da CPG nas apreciações para as promoções a 2S, 1S e SO e para curso de carreira; e) Ter sido aprovado no TACF, no último ano, com grau apto sem restrições; e f) Ter sido aprovado no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos com aproveitamento superior a 85% em oportunidade única.

Quanto tempo exercerá a função? 2 anos.

Haverá algum benefício remuneratório? Está sendo realizado estudo, junto ao Ministério da Defesa, para tipificação do curso de Graduado-Master na tabela de cursos de Altos Estudos.  

Qual é o critério de tempo de serviço? No máximo 28 anos de serviço até a data de conclusão do curso de Graduado-Master.

Se aumentar o tempo de serviço como fica? Será adaptado para que possa exercer, no mínimo, dois anos na função. 

No caso de uma localidade que não tenha nenhum graduado que se encaixe nos critérios, haverá movimentação de graduado de outra GUARNAE para aquela? As indicações da CPG no processo seletivo poderão, caso justificado, considerar
movimentação de pessoal para GUARNAE de outras localidades, conforme item 2.2.4 da DCA 39-3.

Quantos militares serão selecionados para a primeira turma? Serão contemplados para a seleção um militar de cada Guarnição que tenha mais de 500 graduados.

O Graduado-Master será responsável por uma seção, além da função de assessoramento? Não. Ficarão vinculados à Secretaria do Comando da GUARNAE, sem acumular com outras funções administrativas.

 

Mais informações: Diretriz de Implantação da Função de Graduado-Master.