REAPARELHAMENTO

Esquadrão Puma recebe aeronave H-36 Caracal, o FAB 8515

Aeronave H-36 Caracal é a primeira da FAB que está equipada com um farol de busca de alta capacidade
Publicada em: 29/08/2018 16:40
Imprimir
Fonte: Ala 12, 3º/8º GAV
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Tenente-Coronel Pedra

O Esquadrão Puma (3º/8º GAV), sediado na Ala 12, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu, no dia 8 de agosto, o mais novo H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira (FAB). A nova aeronave proporciona um aumento da capacidade operacional, incrementando a qualificação do Esquadrão e auxiliando no cumprimento da missão da FAB.

Antes do recebimento do helicóptero, foram realizados diversos voos e testes na fábrica da Helibras (Airbus Group), em Itajubá (MG). A equipe foi composta pelos pilotos Tenente Sergio Nunes Miranda e Tenente Rômulo Viana Valentim de Carvalho, além dos mecânicos de aeronave Sargento Antônio Carlos Rodrigues Alves e Sargento José Augusto Eller Gouvea.

A aeronave FAB 8515 possui um novo sistema de detecção de fogo nos motores, totalmente pneumático, trazendo mais segurança e confiabilidade para a tripulação a bordo. Além disso, é a primeira aeronave da FAB equipada com o Spectrolab Searchlight, um farol de busca de alta capacidade, que também é compatível com equipamentos de visão noturna, mais conhecido como NVG (no inglês, Night Vision Goggles).

“O recebimento de uma aeronave por si só é algo extremamente gratificante. Receber o FAB 8515 foi, além disso, desafiador. Logo quando chegamos à empresa, recebemos a notícia de que a máquina havia sofrido uma modificação no sistema de detecção de fogo nos motores. Tal modificação demandou muito estudo e empenho da tripulação de recebimento, já que representava tanto mudanças físicas no painel de alarmes e no painel superior, quanto mudanças de procedimentos normais e de emergência. Por fim, destaca-se a satisfação de poder voar uma aeronave, com pouco mais de cinco horas de voo, sendo responsável por checá-la, recebê-la e trazê-la para o Esquadrão”, destacou o Tenente Aviador Sérgio Nunes Miranda.