PARCERIA

UNIFA recebe comitiva do MD e da CAPES

Os visitantes conheceram a estrutura das Escolas de Altos Estudos das Forças Armadas
Publicada em: 09/08/2018 15:00
Imprimir
Fonte: UNIFA
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Carlos Balbino - Revisão: Major Alle

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), recebeu, na última quinta-feira (2), a visita de uma comitiva formada por representantes do Ministério da Defesa (MD) e da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), interessados no fortalecimento dos programas de Pós-Graduação da Instituição.

Além do Diretor do Departamento de Ensino do MD, Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes, integraram o grupo o Diretor de Programas de Bolsas da CAPES no país, Professor Doutor Geraldo Nunes Sobrinho, e o Diretor Substituto de Relações Internacionais da CAPES, Adi Balbinot Junior.

Durante a visita, o Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, apresentou um breve histórico da Instituição. Em seguida, o Vice-Reitor Acadêmico, Brigadeiro Intendente Luiz Tirre Freire, falou sobre a estrutura dos dois cursos de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade (com foco em Defesa Nacional e Poder Aeroespacial): Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) - reconhecido há seis anos pela CAPES como o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu das Escolas de Altos Estudos das Forças Armadas - e Mestrado Profissional em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO) - ligado ao acompanhamento da modernização da aviação e à implantação das aeronaves F-39 Gripen e KC-390.

“Com essa visita, a Força Aérea teve a oportunidade de mostrar os trabalhos e a estrutura envolvida nos cursos de mestrado profissional stricto sensu da Universidade. O estreitamento das relações com a CAPES na busca de reconhecimento e fomento das atividades de ensino e pesquisa aqui desenvolvidas”, afirmou o Pró-Reitor de Apoio à Pesquisa e Ensino, Brigadeiro de Infantaria Augusto Cesar Amaral.

A comitiva também teve a oportunidade de conhecer as instalações e propósitos da Sala de Jogos de Guerra da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), do Instituto de Ciências da Atividade Física (ICAF), do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE) e do Museu Aeroespacial (MUSAL).

O Diretor de Programas de Bolsas no País da CAPES, Professor Doutor Geraldo Nunes Sobrinho, destacou a importância da parceria com os militares. “Um melhor relacionamento entre a CAPES e o MD é muito importante e reconhece o esforço que as Forças Armadas fazem para produzir conhecimento não só de interesse próprio, mas também de interesse da sociedade”, disse.

Já o Diretor Substituto de Relações Internacionais da CAPES falou sobre a experiência de conhecer melhor a instituição. “Essa aproximação é fundamental para entendermos melhor a realidade e a necessidade das Forças de Defesa do País, para que os mecanismos de fomento da CAPES tenham condições de apoiar e desenvolver melhor as pesquisas desenvolvidas no âmbito das Forças Armadas”, concluiu.

Foto: SCS UNIFA