FUMAÇA

Esquadrilha se apresenta para 20 mil pessoas na Praia do Meio

Na passagem pela capital potiguar, membros do grupo ministraram palestra para efetivo da Ala 10
Publicada em: 25/07/2018 16:57
Imprimir
Fonte: Ala 10
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Major Alle

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, se apresentou na Praia do Meio, litoral de Natal (RN), na sexta-feira (20/07). O público, estimado em 20 mil pessoas, se emocionou com as acrobacias e voos em formação na faixa litorânea da capital potiguar. A apresentação faz parte do circuito Norte / Nordeste que a Esquadrilha da Fumaça realiza entre os dias 14 e 29 de julho por 12 cidades.

Além de Natal, as cidades que recebem as acrobacias do EDA são: Salvador (BA), Aracaju (SE), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza(CE), Umirim (CE), Jericoacoara (CE), São Luís (MA), Imperatriz (MA), Barreiras (BA), Belém (PA) e Porto Nacional (TO).

Entre os pilotos está o Tenente Leonardo Augusto Reis Leite, que pertencia à Ala 10, em Parnamirim (RN), e foi recentemente escolhido para compor o EDA. “A sensação de ter sido aceito na Esquadrilha é indescritível. É a realização de um sonho que está sendo um combustível para a minha dedicação e comprometimento com a Força Aérea Brasileira. Nos próximos anos eu espero me aperfeiçoar como piloto e como oficial, fazendo demonstrações seguras por todo o Brasil e pelo mundo, elevando cada vez mais o nome de nossa instituição”, destaca.

Com mais de 3,8 mil demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira (FAB). Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

Formação de valores

Os integrantes do EDA foram convidados para ministrar palestra no Programa de Formação e Fortalecimento de Valores, na Ala 10, com os temas “Integridade” e “Amor à profissão”. No evento, foi destacada a importância de agir de forma ética, respeitando as pessoas, cumprindo regras e aceitando as consequências dos atos.

O Capitão Aviador Rafael Magri Grothe ministrou a palestra para os oficiais e o Tenente Aviador Renan Novaes Santoro, para os graduados. O Capitão mostrou a importância da motivação do profissional com sua tarefa, que faz a diferença para a instituição, independentemente de sua hierarquia, bem como a responsabilidade com a nação e a percepção de um ideal para manter o profissionalismo, apesar dos desafios.