SOLENIDADE

Cerimônia Militar marca o 145º aniversário de Santos-Dumont

Veja como foram as solenidades em todo o país
Publicada em: 23/07/2018 17:11
Imprimir
Fonte: Ala 2, CLA, CIAAR, Ala 10, Ala 7, Ala 5, BAFL
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

Diversas Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, nessa sexta-feira (20/07), a cerimônia militar alusiva ao 145º aniversário do Patrono da Aeronáutica e Pai da Aviação, Alberto Santos-Dumont.

Em cada local de celebração foi entregue a Medalha Mérito Santos-Dumont. A comenda, criada em 1956 durante as comemorações do cinquentenário do voo do 14-Bis, é uma distinção concedida a militares da FAB que tenham se destacado no exercício de sua profissão, a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que tenham se tornado credores de homenagens especiais da FAB e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.

Confira como foi a solenidade nas Unidades Militares espalhadas por todas as regiões do país:

CIAAR

No Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Unidade, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, e contou com a presença de autoridades militares e civis de Belo Horizonte (MG). Durante a cerimônia, o Patrono da Aeronáutica foi homenageado com o hasteamento da insígnia e a execução do toque de Marechal do Ar, posto mais alto da FAB, e com a imposição da comenda de Mérito Santos-Dumont.

Ao todo, 14 militares foram condecorados, sendo 11 da FAB, dois do Exército Brasileiro (EB) e um da Polícia Militar de Minas Gerais. O Suboficial Músico William Sousa Barbosa, que há 22 anos serve à FAB, falou sobre o orgulho de receber a condecoração. “É um sentimento de alegria por ter meu trabalho como músico reconhecido. Vale a pena buscar a excelência”, afirmou.

EEAR

Na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), a solenidade foi presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos agraciados.

Na ocasião, foram agraciados com a Medalha Mérito Santos-Dumont, Oficiais e Graduados da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (GUARNAE-GW). “Sinto-me extremamente lisonjeado por receber tão alta comenda. Faltam palavras em meu vernáculo para expressar tamanha felicidade que estou sentindo. Receber essa medalha é, para mim, uma honra, pois expressa o reconhecimento dos 28 anos de serviços prestados à FAB e à nação. O privilégio se torna ainda maior por hoje poder representar a classe de Oficiais da GUARNAE-GW em um ato solene tão significativo”, comentou o Capitão Fábio Luís de Paula Ramos.

Ala 7

A cerimônia na Ala 7, localizada em Boa Vista (RR), foi presidida pelo Comandante da Unidade, Coronel Aviador Eric Breviglieri, e contou com a presença de autoridades militares civis e militares e familiares dos militares homenageados no dia. Na solenidade, foram impostas medalhas “Mérito Santos-Dumont" a um militar do EB e quatro militares da FAB.

A Major Intendente Letícia Mota de Souza, atualmente exerce as atividades de controle interno no Grupamento de Apoio de Boa Vista (GAP-BV), foi agraciada com a medalha. "Receber essa homenagem é um reconhecimento pela dedicação e entusiasmo com o qual buscou desempenhar suas atribuições nos seus quase 20 anos na FAB. O pensamento inovador de Santos-Dumont sempre foi uma inspiração para buscar diariamente o aprimoramento profissional”, revelou.

O Coronel Breviglieri destacou que Alberto Santos-Dumont foi um brasileiro que nunca desistiu de seus objetivos, princípios e sonhos, revolucionando o mundo com sua inventividade e genialidade. “A vida de Santos-Dumont foi baseada em princípios como comprometimento e persistência. Seu legado vai muito além das suas criações. Ele deixou valores que devem nortear e inspirar a conduta de todos os cidadãos brasileiros”, afirmou.

Ala 5

A data foi celebrada na Ala 5, em Campo Grande (MS), com solenidade militar, na qual estiveram presentes diversas autoridades, entre as quais o Contra-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, Comandante do 6° Distrito Naval, que presidiu a cerimônia. No decorrer da formatura, foi feito o hasteamento junto à Bandeira Nacional da insígnia de Marechal do Ar.

Ao total, 10 militares e civis foram homenageados com a Medalha Mérito Santos-Dumont, recebida por aqueles que tenham se distinguido no exercício de sua profissão ou prestado notáveis serviços ao país e à FAB.

Ala 8

Na capital do Amazonas, mais de 800 militares participaram da cerimônia militar que ocorreu na Ala 8 e reuniu autoridades civis e militares. Durante o evento, foi entregue a Medalha Mérito Santos-Dumont a um civil e a militares do EB e da FAB que atuam na Amazônia.

Um dos condecorados, o Major Especialista Alexandre Paulino Gonçalves, contou o que a medalha significa para ele. “É um momento de extrema emoção. Um sentimento de alegria que invade a alma e exprime a mais profunda sensação de gratidão e respeito à Força Aérea Brasileira. Uma Instituição que me formou como cidadão e me acompanhou todos os dias, nesses meus 30 anos de serviço. Muita coisa ainda há de acontecer, mas tenho certeza que o orgulho e a honra desta condecoração estarão presentes em meus pensamentos para sempre", explicou.

CINDACTA III

A solenidade no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - (CINDACTA III), em Recife (PE), foi presidida pelo General de Brigada Heber Garcia Portella, acompanhado do Comandante do CINDACTA III, Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, e contou com a presença de personalidades e autoridades civis e militares.

Ao total, 26 personalidades civis e militares foram agraciadas com Medalha. Na ocasião, a insígnia de Marechal do Ar foi hasteada pelo Comandante do CINDACTA III, reverenciando o Patrono da Aeronáutica.

BASP

“Hoje é mais um dia de alegria para nós, reunidos com a sociedade paulista aqui na Base Aérea de São Paulo nesse ato de civismo, patriotismo e amor à Força Aérea Brasileira. A Formatura foi muito linda, exemplar! Parabéns Santos-Dumont! Parabéns Brasil”, expressou o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, a Cerimônia Militar alusiva ao 145°aniversário de nascimento de Alberto Santos-Dumont.

Na ocasião, 25 pessoas, entre militares e civis, foram agraciados com a Medalha Mérito Santos-Dumont. O Suboficial Francisco Drezza, primeiro controlador da FAB, de 93 anos, não escondeu a emoção ao receber a honraria. “Santos-Dumont sempre foi um ideal para nós. Receber essa homenagem em seu aniversário é no mínimo uma honra. Estou muito feliz!”, disse.

Ala 10

Na Ala 10, em Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN), a solenidade militar encerrou a programação especial de homenagens a Santos-Dumont, que também contou com concerto da Banda de Música. No evento, foram entregues 20 medalhas a militares que se destacaram em sua carreira ou prestando notáveis serviços à FAB.

O major aviador Eduardo Maia Arantes foi um dos selecionados para receber a honraria. "É uma honra receber o reconhecimento que simboliza um dos maiores nomes da história da humanidade, Santos-Dumont, personalidade de grande importância para os avanços tecnológicos, em especial, inspiração para a aviação”, destacou.

CLA

Na cerimônia militar, realizada no Escritório de São Luís (ESL) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foi realizada a entrega da Medalha Mérito Santos-Dumont e da Medalha Militar de tempo de serviço.

O Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, que presidiu a cerimônia, realizou o hasteamento da insígnia de Marechal do Ar em homenagem ao Patrono da Aeronáutica Brasileira.

O Comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), Tenente-Coronel Marcus Vinicius Soares Guimarães de Oliveira, oficial de infantaria e piloto de asas rotativas da aviação do EB, foi um dos agraciados com a Medalha Mérito Santos-Dumont. “Fico muito feliz por ser aviador do Exército e por estar recebendo uma comenda tão importante da Força Aérea. Nos enche de orgulho e cada vez mais reforça os laços de amizade entre o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira. Eu tenho que agradecer em nome de todos os integrantes do Batalhão”, destacou.

BAFL

A cerimônia, realizada na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), foi presidida pelo Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves, e contou com a presença de autoridades civis e militares. Na ocasião o Sargento Sandro Boppré dos Santos vestiu-se igual ao Pai da Aviação.

“É uma honra estar aqui e fazer essa homenagem, é inspiradora a trajetória de vida de Santos-Dumont, um brasileiro que com todo o seu trabalho e esforço deu início a uma nova era de descobertas”, disse.

A Medalha Mérito Santos-Dumont foi entregue a quatro militares. Durante a solenidade, o praça destaque do ano de 2017, Cabo Eduardo Zen Campesatto, hasteou a insígnia de Marechal do Ar, posto mais alto da Força Aérea, em homenagem ao Pai da Aviação.

Ala 2

Durante a solenidade na Ala 2, em Anápolis (GO), foram entregues 13 Medalhas Mérito Santos-Dumont a oficiais e graduados da Guarnição. “A Medalha Santos-Dumont é uma honra, sobretudo para mim, que estou no fim da minha carreira, é uma emoção muito grande e agradeço à Força Aérea”, frisou o Suboficial André Luis Rosa.

A cerimônia contou com diversas autoridades civis e militares da região e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Ala 2, Tenente-Coronel Aviador Paulo Cézar Fischer da Silva.

BASV

As honras militares na Base Aérea de Salvador (BASV) foram prestadas ao Vice-Almirante Almir Garnier Santos, Comandante do Segundo Distrito Naval, e a cerimônia foi presidida pelo Comandante da BASV, Coronel Aviador José Henrique Kaipper.

O Major Aviador Marcones dos Santos Silveira foi um dos agracidados com a medalha. “Trabalhei a minha vida toda aqui! Dediquei-me muito a esta instituição, então é uma honra receber esta homenagem nesta Base”, disse.

Embaixada do Brasil no Uruguai

A Embaixada do Brasil no Uruguai e a Adidância Aeronáutica comemoraram o aniversário de nascimento do Pai da Aviação na praça Daniel Muñoz. A cidade de Montevidéu possui um busto em homenagem a Santos-Dumont, fixado na Avenida Costeira.

O Embaixador Hadil Fontes Vianna e o Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no Uruguai, Coronel Aviador Ricardo Feijó Pinheiro, ofereceram uma coroa de flores para homenagear o idealista brasileiro.