EVENTO

Encontro das Velhas Águias celebra 35 anos

Evento reúne em Brasília militares reformados e da reserva da FAB
Publicada em: 05/07/2018 09:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Cap Oliveira

Cerca de 60 militares reformados e da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram da celebração dos 35 anos do Encontro das Velhas Águias, nesta quarta-feira (03), no Clube da Aeronáutica, em Brasília (DF). "O primeiro encontro ocorreu em uma churrascaria, em 1983. Eu faço parte desde 1993, e é sempre um prazer reunir as pessoas que fizeram parte da história da Força Aérea Brasileira", ressaltou o organizador do evento, Coronel José Isaias Villaça.

Na abertura, o Chefe de Gabinete do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), Coronel de Infantaria Paulo Eleutério Ribeiro, realizou uma palestra sobre a ICA-35-15, que foi assinada nesta quarta-feira e trata sobre a conversão em pecúnia de licenças especiais não gozadas, beneficiando cerca de 5.500 militares da FAB.

"Esse é um momento em que podemos encontrar nossos ex-comandantes, aqueles que nos transmitiram importantes conhecimentos também na nossa formação como oficial e ouvir histórias que levam cada vez mais ao reconhecimento da importância da Força Aérea Brasileira", ressaltou o Chefe do Estado-Maior do COMGEP, Major-Brigadeiro do Ar Rogério Gammerdinger Veras.

Reencontro

Entre os presentes estava o Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lobo, que foi Ministro da Aeronáutica em dois períodos: de 06 de outubro de 1992 a 31 de dezembro de 1994 e de 20 de novembro de 1995 a 04 de janeiro de 1999. "É uma oportunidade privilegiada que nós temos de reencontrar os companheiros do passado, de reviver histórias e nos fortalecermos para o futuro", destacou.

Já o Tenente-Brigadeiro do Ar Ronald Eduardo Jaeckel foi piloto de caça, instrutor de voo, comandante de Unidades de Caça e de Transporte e, também, ocupou o cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Ele é autor do livro "Voando com o Destino", em que conta sua trajetória na FAB. "Esse encontro é importante para estarmos sempre em contato com a Força Aérea", frisou.

E o Tenente-Coronel Aloisio Acioly de Senna participou da criação do serviço de Busca e Salvamento (SAR, da sigla, em inglês, Search And Rescue) na FAB. "O serviço foi criado em Belém, no Pará, no final da década de 40, com a aeronave Catalina 6516, que foi a primeira aeronave de busca e salvamento na FAB", relembrou.

O Encontro das Velhas Águias ocorre toda primeira quarta-feira do mês. O próximo será realizado no dia primeiro de agosto.

Fotos: Sargento Bianca Viol