COOPERAÇÃO MILITAR

Representantes da FAB são premiados na 58ª CONJEFAMER

Evento reúne 20 países e tem como objetivo estreitar laços com as Forças Aéreas do continente americano
Publicada em: 21/06/2018 16:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Cap Oliveira

Representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) foram premiados durante a 58ª Conferência dos Comandantes das Forças Aéreas Americanas (CONJEFAMER), que está sendo realizada até esta sexta-feira (22), na Cidade do Panamá.

O Oficial de Ligação da FAB junto ao Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), Coronel Aviador Gerson Aparecido Cavalcanti de Oliveira, foi agraciado com a medalha Legião ao Mérito SICOFAA, grau Grão-Cruz. O militar é quem coordena e gerencia a participação da FAB em todas as atividades do Sistema.

Já o Esquadrão Puma (3º/8º GAV), localizado na Ala 12 no Rio de Janeiro (RJ), ganhou o prêmio de Segurança de Voo. O esquadrão tem a missão de cumprir as ações de Força Aérea, por todo território nacional e internacional, em cenário de paz ou hostil, com pronta resposta diurna e noturna, explorando ao máximo as capacidades operacionais do H-36 Caracal.

E a Estação do Brasil ganhou o prêmio de mais eficiente do Sistema de Informática e Telecomunicações das Forças Aéreas Americanas (SITFAA).

A CONJEFAMER reúne representantes de 20 Forças Aéreas, a Junta Interamericana de Defesa (JID) e a Academia Interamericana de Forças Aéreas (IAAFA). O objetivo é estreitar laços com as Forças Aéreas do continente americano, bem como fortalecer a cooperação militar entre os países e promover a troca de experiências, principalmente para o planejamento de Operações Aéreas em apoio às nações que necessitem de ajuda imediata em virtude de desastres naturais, como terremotos, enchentes, incêndios de grandes proporções, erupções vulcânicas e tsunamis.

Fotos: Major Bombarda / GABAER