HOMENAGEM

Condecoração da Ordem do Mérito da Defesa

Homenagem é concedida a militares que se destacam no exercício da profissão e a organizações militares e instituições civis
Publicada em: 15/06/2018 20:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

Ordem do Mérito da Defesa completa 16 anos de reconhecimento a personalidadesMilitares da Força Aérea Brasileira (FAB) e a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) foram homenageados nesta sexta-feira (15), em Brasília (DF), com a entrega da Ordem do Mérito da Defesa. A condecoração, conferida pelo Ministério da Defesa (MD), foi realizada no Clube da Aeronáutica.

Criada pelo Decreto nº 4.263, de 10 de junho de 2002, A Ordem é concedida àqueles que prestam relevantes serviços ao MD, às Forças Armadas do Brasil, em sua totalidade, ou a uma Força Singular, com reflexos positivos nas outras Forças. Também são homenageados os militares que se destacam no exercício da profissão, assim como  bandeiras e estandartes de organizações militares e instituições civis.

Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas é condecoradoSegundo o Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, a condecoração encerra as comemorações do aniversário de 19 anos do Ministério e é um reconhecimento daqueles que auxiliam a defesa do Brasil no cumprimento de sua missão. Segundo ele, o MD trabalha políticas, estratégias e planos de ação em um país de dimensões geográficas que desafiam as operações militares. "Por isso a integração é extremamente importante para a construção de capacidades de defesa", falou.

Ao todo, 209 personalidades e três organizações militares foram agraciadas com a homenagem, sendo 13 Oficiais-Generais da FAB. O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, ressaltou que o MD é fundamental para as Forças Armadas no Brasil, principalmente na promoção da interoperabilidade. "Os militares que agora recebem o prêmio participam desse trabalho conjunto. Então, nada mais merecido que receberem essa comenda", completou.

Estandarte da DIRSA foi homenageado pelos serviços prestados à área de saúde

Na FAB desde 1975, o Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, contemplado com a ordem no grau de Grande-Oficial, acredita que receber a medalha é o coroamento de sua carreira. Mas, segundo ele, ainda mais importante que isso, a iniciativa demonstra o esforço do MD na integração e operacionalidade entre os sistemas.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior tem posição de membro nato da Ordem e foi promovido no Quadro Ordinário ao grau de Grã-Cruz, a mais alta distinção admitida. Ele diz que, em todas as funções que trabalhou, sempre defendeu a necessidade das três forças operarem de forma conjunta. "Ao receber essa medalha, vejo uma ratificação dessa posição pessoal e da importância do Ministério da Defesa como órgão central político no sistema de defesa do país", complementa.

Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior: membro nato da OrdemSaúde

Em 2018, a Ordem do Mérito da Defesa também valorizou o trabalho realizado pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) na promoção do atendimento e no apoio às ações operacionais das Forças Armadas. O Diretor do Hospital de Força Aérea de Brasília, Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, representando a organização homenageada, declarou que a honraria é fruto do esforço conjunto, profissionalismo e dedicação da Força.

Também participaram da cerimônia o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira e o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

Homenageados da Força Aérea Brasileira:

Organização Militar

Diretoria de Saúde da Aeronáutica

Membro nato da Ordem

Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior

Oficiais-Generais

Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas
Major-Brigadeiro do Ar Paulo Borba
Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Major-Brigadeiro do Ar Rogério Gammerdinger Veras
Major-Brigadeiro do Ar Antonio Ricardo Pinheiro Vieira
Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá
Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares
Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan
Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros
Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva
Brigadeiro Médico Marcos Vieira Maia
Brigadeiro do Ar André Luiz Fonseca e Silva

Fotos: Cabo André Feitosa / Cecomsaer e Sargento Cristiano / GAP-BR 

Assista ao vídeo da cerimônia de homenagem: