DEFESA AÉREA

FAB intercepta avião que transportava 300 kg de pasta base de cocaína

Avião interceptado fez pouso forçado em área rural do Mato Grosso
Publicada em: 09/06/2018 13:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: TCel Pedra

Aeronave realizou pouso em área rural do Mato GrossoA Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã deste sábado (09/06), um avião carregado com cerca de 300 kg de pasta base de cocaína. O monomotor PT- IDV proveniente da Bolívia foi interceptado por um A-29 Super Tucano.

O piloto não respondeu às interrogações, uma das etapas das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo, e foi classificado como suspeito. O próximo passo dos órgãos de defesa aérea foi a mudança de rota e pouso obrigatório em Tangará da Serra (MT). Porém, antes de chegar ao aeródromo o monomotor efetuou um pouso forçado em uma área rural nas proximidades da Serra de Tapirapuã (MT).

A interceptação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal.

Aeronave vinda da Bolívia foi interceptada com 300 kg de droga ilícitaDuas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB e um avião radar E-99 foram empregados para monitorar e efetuar a interceptação do monomotor.

De acordo com o Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino, a interceptação demonstra, mais uma vez, que a FAB apresenta pronta-resposta à sociedade brasileira, empregando seus meios para realizar sua atividade-fim. “A Força Aérea Brasileira cumpre com sua missão constitucional de controlar o espaço aéreo brasileiro”, afirma o oficial-general.

Fotos: Arquivo FAB, Polícia Federal e Secretaria de Segurança Pública (MT).

imagens/original/36596/a29.jpg
imagens/original/36596/e99.jpg