AJUDA

FAB realiza dois voos transportando medicamentos para Salvador

Ao todo, foram em torno de 25 toneladas de medicamentos que saíram de São Paulo com o apoio da Força Aérea
Publicada em: 31/05/2018 09:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli - Revisão: Cap Oliveira

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou dois voos, nesta quarta (30) e quinta-feira (31), para transportar medicamentos de São Paulo (SP) para Salvador (BA), utilizando a aeronave C-130 Hércules do Esquadrão Cascavel (1º GTT). 

O primeiro voo chegou ao destino por volta de 17h30 de quarta-feira, levando a bordo 16 toneladas de medicamentos. O segundo pousou na Base Aérea de Salvador em torno de 3h20 desta quinta-feira (31), com uma carga de nove toneladas. Ao todo, foram em torno de 25 toneladas que saíram de São Paulo com o apoio da Força Aérea.

Segundo o Ministério da Saúde, os medicamentos transportados são reagentes usados na transfusão de sangue, necessários à realização de procedimentos de hemodiálise. "É uma grande realização saber que nosso trabalho está ajudando alguém e, até mesmo, salvando vidas", disse um dos pilotos da missão, Capitão Aviador Guilherme Guimarães.

A Força Aérea Brasileira (FAB) está engajada nesse tipo de apoio desde o início desta semana. Na segunda-feira (28), um C-130 Hércules do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), levou uma carga de 8 toneladas da cidade de Montes Claros (MG) até a capital pernambucana.

Coordenação

Os pedidos de transporte de medicamentos feitos pelo Ministério da Saúde durante a crise de desabastecimento são encaminhados para o Ministério da Defesa - que define a atuação das Forças Armadas.

Fotos: Cabo Siqueira / Base Aérea de São Paulo

imagens/original/36545/img_5392.jpg