BUSCA E SALVAMENTO

Ala 10 realiza exercício de resgate aquático em Natal (RN)

Instruções de mergulho em apneia e socorro a tripulante preso à aeronave submersa estão entre as atividades
Publicada em: 04/06/2018 14:30
Imprimir
Fonte: ALA 10, por Tenente Vargas
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Cap Oliveira

Equipe do 1º/11º GAv recebe instruções de resgate marítimoA Ala 10, localizada em Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN), realizou, no período de 18 a 25 de maio, treinamento de busca e salvamento aquático. A instrução teve como objetivo manter a adaptação dos militares nas atividades de operações de resgate em ambiente aquático, além da busca e reflutuação de carga submersa e mergulho.

As atividades contaram com instruções teóricas de mergulho e salvamento, imersão em apneia, prática de salvamento com avaliação dos procedimentos de atendimento pré hospitalar (APH) à vítima de afogamento, treinamento de resgate de tripulante preso à aeronave submersa e mergulho de reconhecimento.

A primeira parte do exercício foi realizada na Lagoa do Bonfim, a 30 quilômetros da capital. Já a segunda fase ocorreu na área marítima situada no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Os locais já são utilizados pelos militares do efetivo da Ala 10, o 1° Esquadrão do Esquadrão Gavião (1º/11º GAV) e o Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), para a realização de treinamentos de içamento aquático do Curso de Especialização Operacional da Aviação de Asas Rotativas (CEOAR).

Treinamento qualifica militares em ações de primeiros socorrosPara o 1º Sargento Atanasio Luiz Pereira Sampaio Junior, encarregado da Equipe de Resgate da Ala 10, o treinamento é de fundamental importância para manter o adestramento da equipe no ambiente aquático, tendo em vista que é um cenário de atuação bastante provável em caso de acidente aeronáutico, já que grande parte dos voos de instrução da Ala 10 ocorrem sobre a Lagoa do Bonfim e o mar próximo ao CLBI.

Excelência

As atividades desse tipo de treinamento permitem que a Ala 10 possua uma equipe de resgate cada vez mais preparada e adestrada para atuar diante de uma emergência aeronáutica que resulte em pouso na água, garantindo com sucesso a sobrevivência dos seus tripulantes.

Fotos: Tenente Vargas / Ala 10