EVENTO

Oficiais-generais assistem à palestra sobre inovação em tecnologia e gestão

Evento faz parte do Projeto Ampliando Horizontes, que visa a ampliar o diálogo entre a FAB e a sociedade
Publicada em: 25/05/2018 16:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Major Alle

Oficiais-generais da Força Aérea Brasileira (FAB) assistiram, nesta sexta-feira (25), em Brasília (DF), a uma palestra do Presidente da Fundação Ezute, Eduardo Marson Ferreira, sobre inovação em tecnologia e gestão para os desafios enfrentados pelas instituições. Entre as autoridades presentes estava o Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e integrantes do Alto-Comando. O evento faz parte do projeto Ampliando Horizontes.

O palestrante iniciou comentando sobre as constantes mudanças que ocorrem na sociedade. "Quando a gente fala em disrupção, na maior parte das vezes a gente associa a uma tecnologia nova que surge, mas ela não acontece somente no campo tecnológico, ocorre muito nas relações empresariais e nos modelos de negócio", destacou.

De acordo com ele, o mundo passa por um momento de extrema volatilidade do mercado, incertezas, complexidades e ambiguidade. "Os cenários e condições mudam rapidamente, além disso, existem pouquíssimas certezas. Qualquer empreendimento envolve complexidade e as escolhas são substituídas por dilemas", explicou.

O executivo falou, também, sobre os quatro atores da inovação. "Além dos três normalmente citados, Academia, Governo e Empresa, existe a Sociedade, com os novos modelos de negócio e as Parcerias Público-Privadas", disse.

Ainda segundo o palestrante, as mudanças acontecem nos diversos setores. "Agora nós estamos vendo a introdução da robótica e da inteligência artificial no campo de batalha, mudando a maneira como fazer guerra. Como consequência, por exemplo, haverá cada vez mais autonomia nessa área, substituição do elemento humano e uma parte importante das decisões automatizadas por inteligência artificial", enfatizou.

Ao final, o Comandante da FAB agradeceu a presença do palestrante e entregou uma réplica da aeronave Demoiselle, criada pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. "É uma satisfação ouvir um pouco mais sobre inovação porque embora tenhamos estabilidade profissional, nós precisamos, igualmente aos civis ou a outras empresas, conhecer coisas novas e aceitar desafios", concluiu.

Ampliando Horizontes

O Projeto Ampliando Horizontes é uma iniciativa do Comando da Aeronáutica. O objetivo é promover a interação e o diálogo dos oficiais de mais alto nível de decisão da Força Aérea com profissionais liberais e do meio acadêmico, executivos e personalidades dos diversos setores da sociedade brasileira. A programação prevê a realização de encontros periódicos com a finalidade de proporcionar a exposição e o debate de temas atuais.

Fotos: Sargento Batista/CECOMSAER