FORÇAS NO ESPORTE

Programa reinicia atividades em Parnamirim com 330 crianças e adolescentes

A equipe conta com nove militares na coordenação e 20 estagiários de educação física, pedagogia e letras
Publicada em: 11/05/2018 14:00
Imprimir
Fonte: Ala 10
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Oliveira

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Guarnição de Aeronáutica de Natal iniciou o ano letivo de 2018 na quarta-feira (2/5). A solenidade de abertura contou com a presença dos alunos atendidos, familiares, colaboradores e autoridades.

Marilúzia Oliveira da Silva Almeida é mãe de Mireli Gabrieli, de 11 anos, que participa do PROFESP há 3 anos. Este ano ela inscreveu seu segundo filho, Altivo Inácio, de 9 anos. “Depois que Mirelli entrou para o PROFESP, o comportamento dela se tornou espetacular. E o Altivo também, mesmo antes de entrar para o programa, devido à influência da irmã, já mudou bastante. No projeto eles têm mais acesso ao conhecimento, há os professores que são maravilhosos e os coordenadores exemplares, e tudo isso influencia na educação”, ressaltou a mãe, que também é voluntária no projeto e acompanha a rotina das crianças. “Faço questão de estar mais perto dos meus filhos e a gente se apega às outras crianças também”, complementa.

Na cerimônia de abertura, foi apresentada a equipe do Programa na Guarnição de Aeronáutica de Natal, que conta com nove militares na coordenação e 20 estagiários de educação física, pedagogia e letras de diversas instituições de ensino. Além disso, a Banda de Música da Ala 10 executou, pela primeira vez, a canção “Avante PROFESP”, música do Suboficial Gilmar da Silva e letra do Coronel Intendente Lidércio Januzzi.

Em discurso, o Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, incentivou as crianças e os adolescentes beneficiários do Programa a aproveitarem os esportes e destacou a importância dos valores militares a serem aprendidos, como respeito e disciplina.

O evento contou, ainda, com a presença dos Secretários Municipais de Esporte, Turismo e Lazer e de Educação e Cultura de Parnamirim (RN). “Se não surgirem grandes nomes do esporte nacional, com certeza, vão surgir grandes cidadãos”, afirmou Ricardo Cruz, enfatizando a contribuição do programa para a formação de cidadãos mais conscientes, em especial entre os alunos da rede pública municipal.

Forças no Esporte

O PROFESP é uma vertente do Programa Segundo Tempo, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com apoio da Marinha, do Exército e da Força Aérea, e em parceria com os Ministérios do Esporte e Desenvolvimento Social e Agrário. Em Parnamirim, é realizado desde 2009 pelas unidades da FAB e conta com a parceria da Prefeitura Municipal.

Para participar, as crianças e os adolescentes devem estar matriculados em uma das seis escolas da rede pública de ensino municipal cadastradas no PROFESP e ter entre 7 e 17 anos. O objetivo é criar oportunidades de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, utilizando principalmente o esporte como ferramenta. Este ano, 330 crianças e adolescentes estão sendo atendidos, realizando atividades esportivas e reforço escolar dentro das instalações da Ala 10, no contraturno escolar.

Para a Secretária de Educação do município, Ana Lúcia Maciel, a parceria com a Força Aérea na realização do PROFESP é fundamental. “É um programa de grande relevância, pois permite que nossos alunos tenham referências boas e possam trabalhar a disciplina. Ele retira as crianças da vulnerabilidade social, como também traz às nossas crianças novas oportunidades, ajuda a descobrir novos talentos, trabalhar novas habilidades dentro do esporte, sendo referencial de mudança de atitude”, diz.

Fotos: Sargento Sergio