PROFESP

UNIFA assina convênio com SESI e EEAR reinicia atividades do Programa Forças no Esporte

Escola de Especialistas realizou aula inaugural do PROFESP com 500 crianças e adolescentes
Publicada em: 26/04/2018 16:00
Imprimir
Fonte: UNIFA e EEAR, por Ten Candiani
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão Major Alle

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) e o Serviço Social da Indústria - Departamento Regional do Rio de Janeiro (SESI-RJ), assinaram, nessa quarta-feira  (25), um convênio de cooperação técnica, inaugurando uma parceria para o Programa Forças no Esporte (PROFESP), em seus núcleos no Campos dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

O acordo, firmado entre o reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, e o Superintendente do SESI-RJ, Alexandre dos Reis, contempla um programa de intercâmbio de profissionais e de boas práticas, dentro do escopo do “Programa SESI-RJ Atleta do Futuro”. Além disso, prevê, a realização de capacitações para as equipes gestoras e a disponibilização de vagas em cursos regulares do SESI.

A infraestrutura esportiva da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) é utilizada nas atividades do PROFESP, que agora, por intermédio do Programa Atleta do Futuro, terá monitores e professores transformados em facilitadores, contribuindo para que ambos os projetos atinjam patamares mais elevados na formação profissional, cívica e moral dos jovens atendidos.

Aula inaugural

Já a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), realizou, no dia 18 de abril, no Centro de Treinamento dos Especialistas (CTE), a aula inaugural das atividades do PROFESP 2018. O evento, presidido pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal, entre outras autoridades civis e militares.

“A aula inaugural representa mais que um marco inicial das atividades do PROFESP, pois é o encontro entre os parceiros que fazem esse programa acontecer e as famílias dos alunos participantes. A cada ano aumenta a responsabilidade do trabalho que desenvolvemos com essas crianças e suas famílias, bem como cresce também a certeza de que estamos trilhando juntos um caminho de sucesso”, afirmou a Tenente Assistente Social Keila Oliveira, integrante da equipe de coordenação do PROFESP na EEAR.

As crianças e seus familiares assistiram a uma palestra a respeito da proposta do Programa e da forma como se desenvolve nas áreas de esportes, música e saúde, entre outras. 

Durante a aula inaugural, o grupamento composto pelas crianças participantes entoou o grito de guerra do PROFESP da EEAR, demonstrando disciplina, vibração e entusiasmo e surpreendendo toda a plateia.

Desde 2014, o Programa é desenvolvido na EEAR e atenderá, neste ano, cerca de 500 crianças, de ambos os gêneros, com idade entre 9 e 12 anos, alunos de 13 sscolas da rede municipal de ensino. 

"Desenvolvimento integral significa crescer por inteiro, em toda sua plenitude; transformar-se em adulto completo, educado e preparado para integrar-se à sua sociedade e ao seu País. E o desenvolvimento pleno de nossas crianças só será possível se todos nós formos completos em nossas responsabilidades”, concluiu o Brigadeiro Codinhoto.