INSTITUCIONAL

Ministro da Defesa visita, pela primeira vez, Comando de Operações Aeroespaciais

Ministro interino Silva e Luna conheceu, entre outras estruturas, a que é responsável pelo funcionamento do satélite geoestacionário brasileiro
Publicada em: 16/04/2018 17:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli
Edição: Capitão Oliveira

O Ministro da Defesa interino, General de Exército Joaquim Silva e Luna, esteve, na manhã desta segunda-feira (16/04), visitando as instalações do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) – uma das unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) em Brasília (DF). O tour pelas instalações aconteceu após uma reunião com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, o Comandante do COMAE, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, e outros oficiais-generais para tratar de assuntos estratégicos da FAB.

O ministro conheceu estruturas como a sala do Centro de Operações Espaciais (COPE) de onde militares das três Forças Armadas e civis da Telebras se revezam na operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). No momento da visita, os militares preparavam uma manobra para amanhã, que ocorre todas as terças-feiras a cada duas semanas: o ajuste de rota do satélite no sentido norte-sul. Outro local visitado pelo Ministro da Defesa interino foi o Centro Conjunto de Operações Aéreas (CCOA), onde todos os pedidos e necessidades de transporte aéreo são recebidos e transformados em missões.

Após a visita, que foi a primeira do Ministro Silva e Luna ao COMAE, o general se disse impressionado com a estrutura. “A FAB tem condições de conduzir todas as suas operações a partir daqui, tanto em tempos de paz – as operações correntes – como se houver a necessidade da defesa da soberania do Brasil”, disse.

Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER

Assista à entrevista do Ministro da Defesa interino, General de Exército Joaquim Silva e Luna: