PROFESP

Programa Forças no Esporte é inaugurado no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV)

Unidades da FAB recebem alunos da rede municipal de ensino para atividades extracurriculares
Publicada em: 17/04/2018 16:45
Imprimir
Fonte: CPBV, por Sgt Nery/ CDA, por Ten Mateus
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes - Revisão: Cap Oliveira

O Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), unidade da Força Aérea Brasileira localizada na Serra do Cachimbo (PA), inaugurou, na segunda-feira (16), as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP), que vai atender cerca de 100 crianças da região, entre 10 e 14 anos. Os alunos que fazem parte da rede municipal de ensino de Guarantã do Norte (MT) participarão de diversas aulas, entre elas futebol, vôlei, atletismo, xadrez e natação.

A abertura foi marcada por uma cerimônia militar presidida pelo Major Cleber Ferreira de Araújo, representando o comandante da unidade, e com a participação do prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves.

“Temos a certeza de estarmos iniciando uma parceria que contribuirá para a formação de algo de grande valia para o nosso Brasil: cidadãos do bem”, afirmou o Major Ferreira.

Parte do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, o Programa Forças no Esporte (PROFESP), criado em 2003, tem como objetivo democratizar o acesso a atividades esportivas, promovendo o desenvolvimento e a integração social de crianças e adolescentes.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o PROFESP é desenvolvido em parceria com os ministérios do Esporte, Educação e Desenvolvimento Social. Os esforços empreendidos concentram-se na inclusão social, valorização da cidadania, inserção no trabalho e na realização de atividades físicas, esportivas e de lazer.


Rio de Janeiro

O PROFESP da Guarnição dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ) reiniciou, na terça-feira (10), suas atividades. Com 600 crianças atendidas, em 2018, o Programa conta com uma ação integrada das 18 unidades que compõem a guarnição.

“A grande novidade deste ano é que teremos a participação de militares de todas as unidades da guarnição, permitindo assim, um maior número de crianças atendidas pelo programa”, destacou o Coordenador do PROFESP Afonsos, Coronel William Cristovam.

Os 600 jovens participantes são provenientes da rede municipal de ensino, com idade entre 10 e 17 anos, que vivem em vulnerabilidade social e residem próximas à organização militar.

Durante o ano, os alunos participarão de diversas atividades no contra turno da escola, como palestras, oficinas, aulas de reforço, passeios culturais e ecológicos, e atividades esportivas em mais de dez modalidades.

As atividades esportivas são realizadas na infraestrutura do Centro Olímpico de Treinamento da Aeronáutica, legado deixado pelos jogos Rio 2016, onde as crianças tem a oportunidade de usufruir de equipamentos esportivos de alto nível, possibilitando o desenvolvimento social e esportivo.

Segundo o Coronel William, o próximo passo para o PROFESP Afonsos é a busca por novas instituições parceiras. “Queremos fomentar novas parcerias com universidades para trazer pesquisadores para o programa, assim como para encaminhar as crianças para profissionalização e clubes esportivos após o fim do programa”, acrescenta.

Fotos: Sargento Nery/CPBV e Suboficial Ricardo/Guarnição dos Afonsos