CIVISMO

Especialista de Aeronáutica é homenageado em troca da Bandeira Nacional

Cerimônia foi aberta ao público
Publicada em: 04/03/2018 12:14
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes

Cerca de 150 oficiais, sargentos e soldados da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram, neste domingo (04/03), da solenidade de troca da Bandeira Nacional, realizada na Praça dos Três Poderes em Brasília (DF). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e organizada pela Ala 1.

Na oportunidade, o evento cívico homenageou o Especialista de Aeronáutica, que diariamente está presente nas ações de voar e fazer voar. Um pelotão formado pelo 3º Grupamento de Especialistas de Brasília desfilou destacando algumas especialidades, como aeronavegante, mecânico, bombeiro, graduado em administração e militar de segurança e defesa. A data que celebra o Dia do Especiali
sta é 25 de março.
 
Pela primeira vez prestigiando o evento, a estudante Andressa Kitsc
hke veio para a cerimônia de troca da bandeira a convite do namorado Bruno Leonardo Alves. “Ele falou que é maravilhoso, que eu tinha que vir para conhecer. Estou aqui para honrar o meu País”, afirma. O segurança do trabalho já prestigia o evento desde criança. “Desde pequeno eu vinha junto com minha mãe, ela me ensinou os hinos e, também, sempre me trouxe para ter uma oportunidade de ver e ter orgulho do País onde nasci”, declara.

A troca da Bandeira é também o momento de reunir a família e relembrar a importância do símbolo nacional. A dona de casa Mônica Carvalho aproveitou também para prestigiar a filha militar envolvida na cerimônia. “É a primeira vez que estamos aqui para prestigiar a troca da Bandeira. Estou emocionada porque a minha filha está presente. É uma emoção dupla”, garante.

Para o Comandante da Aeronáutica, o evento cívico aproxima as Forças Armadas da sociedade. “Diante dos problemas de segurança pública do nosso País, um evento cívico como esse é um alento”, pontua.

Maior Bandeira do Brasil

Com uma área total de 280 m² e peso de aproximadamente 90 kg, a Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes é arriada mensalmente, quando o pavilhão substituído desce após a nova bandeira chegar ao topo do mastro de 110 metros de altura. Todos os meses, Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros se revezam na condução da cerimônia, que ocorre desde 1973.

Fotos: Sgt Johnson Barros