INGRESSO

Alegria e emoção marcam chegada dos novos estagiários à EPCAR

Acompanhados de familiares, futuros alunos foram recebidos pelo Comandante da Escola
Publicada em: 24/01/2018 18:00
Imprimir
Fonte: SCS EPCAR, por Tenente Paula Drumond
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Aline - Revisão: Major Alle

Em um clima de alegria e emoção, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), recebeu, no dia 20/01, os aprovados no último exame de seleção do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR 2018).

O carioca Raphael Brandão Ferreira Cunha, 16 anos, dedicou-se dois anos para conseguir uma vaga na Escola. “Hoje, dou o primeiro passo da realização de um sonho, resultado de tudo o que estudei e batalhei para conquistar”, afirmou.

A mineira de Campos Altos, Ana Carolina de Lemos Curi, 15 anos, realizou o exame pela segunda vez. “Ano passado não tive êxito, mas este ano consegui a aprovação. Meu pai é aeromodelista, então, sempre gostei de assuntos relacionados à aviação. Além disso, tenho parentes militares que me motivaram a realizar este sonho”, contou.

Acompanhados de familiares, os futuros alunos foram recebidos pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura, e participaram de palestras sobre ensino, formação militar e rotina da Escola.

Em sua apresentação, o Oficial-General destacou a importância do curso preparatório para a formação de líderes da Força Aérea Brasileira (FAB). “É na juventude que se adquire a capacidade de liderança e vocês viverão esta fase aqui na EPCAR. Espero que levem para o resto da vida os valores fundamentais que aprenderão e vivenciarão ao longo destes três anos”, ressaltou.

Entre os pais dos alunos, o sentimento era de emoção. “Tenho muita confiança nesta Escola, sei que meu filho será bem cuidado. Meu coração está apertado, vou sentir muita saudade, mas saber que meu filho está feliz me conforta”, disse Dilcéia Costa, mãe de um dos estagiários.

Após as palestras, os jovens se despediram dos pais e iniciaram o Estágio de Adaptação à Atividade Militar, que tem como objetivo adaptá-los aos princípios normativos que regem a rotina estudantil e militar da EPCAR. O cronograma de atividades segue até o dia 09 de fevereiro, quando está prevista a cerimônia de entrega de platinas.

Já na manhã do dia 21/01, ao som da Canção da EPCAR, os estagiários do CPCAR 2018, comandados pelo Capitão Aviador Leonardo Vinícius Petersen, fizeram a tradicional transposição do Portão da Guarda e se apresentaram formalmente ao Comandante da Escola.

A cerimônia, prestigiada por familiares e amigos dos futuros alunos, simboliza o ingresso na instituição e o início da carreira militar. A maioria dos ingressantes é do Estado do Rio de Janeiro, seguido de Minas Gerais, sendo que oito jovens são naturais de Barbacena.

CPCAR

O processo seletivo para o CPCAR 2018, realizado em julho de 2017, contou com mais de 14 mil candidatos inscritos, de diversas regiões do País, sendo 9.413 do sexo masculino e 4.731 do sexo feminino, que disputaram 160 e 20 vagas, respectivamente. O edital do processo seletivo para o CPCAR 2019 deve ser publicado em abril de 2018, no site ingresso.afaepcar.aer.mil.br. Para saber mais sobre as formas de ingresso, acesse www.fab.mil.br/ingresso.

Fotos: Soldado Adriano Barbosa