INSTRUÇÃO

Ala 10 inicia o Programa de Especialização Operacional 2018

Curso tem duração de um ano e vai preparar 98 Aspirantes a Oficial para atuarem em missões operacionais da Força Aérea Brasileira
Publicada em: 10/01/2018 17:00
Imprimir
Fonte: Ala 10, por Tenente Juliana Lopes
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Aline - Revisão: Ten Gabrielli - Revisão: Major Alle

A turma foi apresentada ao Comandante da Ala 10Egressos da Academia da Força Aérea (AFA), 98 Aspirantes a Oficial Aviador se apresentaram na Ala 10, localizada em Natal (RN), no dia 08/01. Durante todo o ano de 2018, os integrantes da Turma Fenrir vão realizar o Programa de Especialização Operacional (PESOP), que irá capacitá-los nas Aviações de Caça, Asas Rotativas, Transporte e Patrulha.

"O Curso de Tática Aérea é o primeiro degrau, o PESOP começa aqui. Esperamos, ao término deste curso, que os senhores demonstrem uma mudança de comportamento, tornando-se Oficiais Aviadores", afirmou o Comandante do Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), Tenente-Coronel Aviador Paulo Roberto Cursino dos Santos, durante a abertura do Curso de Tática Aérea (CTATAE).

O CTATAE é a primeira fase do PESOP, de caráter teórico. Após essa etapa, os aviadores serão distribuídos entre os três esquadrões aéreos de instrução da Ala 10 para realizarem o Curso de Especialização Operacional e o Estágio Funcional, que é a parte prática do aprendizado.

Aspirante Mariana Dutra quer se especializar na Aviação de TransporteAinda na abertura do Curso, o Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, ministrou um briefing inicial aos estagiários do PESOP, quando apresentou o histórico e a estrutura organizacional da Ala 10, além de aspectos gerais da Reestruturação da Força Aérea Brasileira. "Vocês são o futuro, são a Força Aérea dos 100 anos. Em 2042, estarão comandando, colhendo os frutos dessa Reestruturação que está em curso hoje", ressalta o Brigadeiro Medeiros.

A Aspirante Mariana Dutra, de Santa Maria (RS), nova integrante do Esquadrão Rumba (1º/5º GAV), pretende se especializar na Aviação de Transporte. Após quatro anos de AFA, ela tem boas perspectivas para o PESOP e para a carreira que está iniciando. "A gente sonhou muito tempo em chegar aqui, então, é uma expectativa boa. A gente não vê a hora de começar a voar logo e aprender tudo da aviação escolhida", revelou a Aspirante, que deseja contribuir para a integração do País, realizando missões de caráter humanitário. "Eu tenho muito interesse em fazer missões humanitárias, que é algo muito gratificante que a Aviação de Transporte proporciona", finaliza.

Curso de Tática Aérea

Comandantes da Ala 10 e do GITE ministraram briefing inicial aos estagiáriosO CTATAE tem como objetivo fornecer os conhecimentos teóricos necessários aos primeiros anos de carreira dos Tenentes e Capitães Aviadores. Com duração de três meses, o curso foi readequado à nova organização do Comando da Aeronáutica (COMAER), fruto da Reestruturação da FAB. "Neste ano, conseguimos consolidar uma série de documentos administrativos e operacionais sobre a estrutura organizacional dos esquadrões aéreos e das Alas, que é uma parte importante do Curso de Tática. Com relação às atividades complementares, tudo o que é mais voltado para a atividade fim teve um aumento proporcional de carga horária", explica o Tenente-Coronel Cursino.

Segundo o oficial, a ideia é transformar o GITE em uma Escola do século XXI, aproveitando a capacitação do seu próprio corpo pedagógico. "A gente fez um trabalho maior, não só com aula expositiva, mas mesclando atividades como discussão dirigida e palestras, tornando o curso mais dinâmico, mais interativo e moderno. E isso vai ao encontro do que a Diretoria de Ensino nos pediu, que foi implementar o Programa de Modernização do Ensino na Aeronáutica", afirma o comandante do GITE.

PESOP 2018

Apresentação dos novos estagiários e aula inaugural aconteceram dia 08O Programa de Especialização Operacional tem como objetivo formar os pilotos de combate da FAB. Os oficiais formados pela Academia da Força Aérea passam um ano na Ala 10, preparando-se para integrar as unidades operacionais da Força Aérea.

Neste ano, a Turma Fenrir, egressa da AFA, é composta por 98 Aspirantes a Oficial Aviador, dos quais oito pretendem se especializar na Aviação de Patrulha, 45 se preparam para atuar na Aviação de Transporte, 20 na Aviação de Asas Rotativas e 25 na Aviação de Caça.

O PESOP é coordenado pela Ala 10 e realizado pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE) e por três esquadrões aéreos de instrução: Esquadrão Joker (2º/5º GAV), que prepara os pilotos da Aviação de Caça; Esquadrão Rumba (1º/5º GAV), que capacita os pilotos de Transporte e Patrulha; e o Esquadrão Gavião (1º/11º GAV), responsável pela formação dos pilotos de Asas Rotativas.

Fotos: Sargento Sérgio