FORMATURA

ITA forma a maior turma de todos os tempos

A turma recebeu a maior quantidade da principal láurea e, também, formou o aluno com a nota mais alta da história do Instituto
Publicada em: 16/12/2017 18:15
Imprimir
Fonte: Tenente Elias. Revisão: Tenente-Coronel Fontes

Autoridades compõem a mesa soleneA 68ª turma de formandos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou três feitos inéditos: foi a maior turma de formandos; a que recebeu a maior quantidade da principal láurea e, também, a que formou o aluno com a nota mais alta de todos os tempos. A cerimônia, realizada neste sábado (16/12), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; e contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; e do Magnífico Reitor, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, entre outras autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos formandos.

"A formação no ITA é diferenciada. São os melhores engenheiros que a Capitão Aviador foi um dos seis formandos que receberam a maior honraria do ITAgente forma no País. E com esse conhecimento que adquirem aqui, eles são grandes impulsionadores não só da Força Aérea como de toda a indústria nacional", destacou o Comandante da Aeronáutica.

Este ano se formaram 151 alunos, sendo 116 civis e 35 militares. Só para se ter uma ideia, em 2016, foram formados 84 alunos e, em 2015, 91. Eles concluíram o curso de Graduação em Engenharia, nas seguintes modalidades: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação e Aeroespacial.

O aluno Felipe Sampaio Lima, de 23 anos, concluiu o curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica. "É muita felicidade e uma realização Comandante da Aeronaútica entrega honraria ao aluno que obteve a maior notapessoal. Agora começa uma nova etapa com novos sonhos e novos desafios", afirmou.

"Eu me sinto orgulhoso pelo foco que ele teve, pela determinação e ter alcançado o que alcançou", complementou o pai, o Engenheiro Civil Gualter Marques de Lima Neto.

Seis formandos receberam a Summa Cum Laude, que é a maior honraria do Instituto, outorgada aos engenheiros que obtiveram média geral igual ou superior a nove e meio na escala de zero a dez. Até este ano, apenas 32 alunos haviam obtido desempenho semelhante.

Um dos formandos que receberam a honraria foi o Capitão Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque, que fez a formação complementar em Engenharia Aeroespacial. "Isso representa toda uma batalha que eu A maior turma da história do ITA é composta por 151 formandoscomecei em 2003, quando entrei na Academia da Força Aérea. Agora estou deixando um pouco de lado a aviação porque tenho uma nova missão, principalmente, com a parte espacial, a parte de desenvolvimento de satélite", explicou o militar.

E o aluno mais bem classificado dentre todos os formandos da turma ITA 2017 foi o Engenheiro Eletrônico Daniel Schwalbe Koda, que obteve a média geral 9,78, a maior de toda a história do instituto.

"Nós estamos marcando história hoje e estamos entregando engenheiros de elevada competência para trabalhar na Força Aérea, no País e até no exterior. Uma comprovação da qualidade e da excelência do Instituto", ressaltou o Reitor Anderson Ribeiro.

ITA

Familiares e amigos prestigiam a formaturaCriado em 1950, o ITA faz parte das Guarnições de Aeronáutica de São José dos Campos (SP), subordinado ao DCTA, o qual tem por missão "ampliar o conhecimento e desenvolver soluções científico-tecnológicas para fortalecer o Poder Aeroespacial, contribuindo para a soberania nacional e para o progresso da sociedade brasileira, por meio de ensino, pesquisa, desenvolvimento, inovação e serviços técnicos especializados, no campo aeroespacial".

Atualmente são oferecidos no Instituto cursos de pós-graduação Stricto Sensu, nos graus de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; Cursos de Extensão Universitária e de Especialização; e Cursos de Graduação em Engenharia ministrados em regime de tempo integral, em cinco anos.

Fotos: Paulo Roberto

Confira a matéria de vídeo na edição de dezembro do FAB TV: