ESPAÇO

CLA incrementa capacidade operacional com nova instalação redundante

Estação Redundante de Telemedidas do Sítio da Raposa
Publicada em: 08/12/2017 16:55
Imprimir
Fonte: CLA, por Tenente Huxley Bruno
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no litoral maranhense, realizou, na manhã da última quarta-feira (06/12), a inauguração das instalações da Estação Redundante de Telemedidas do Sítio da Raposa, unidade operacional localizada no município de mesmo nome da Região Metropolitana de São Luís (MA). No local, foi instalada uma nova antena de telemedidas, recém adquirida pelo CLA, e que tem por finalidade durante o lançamento de um foguete receber via telemetria informações que são enviadas para a estação em terra, onde são registradas e gravadas para análise.

Para celebrar a nova instalação operacional do CLA, foi realizada uma cerimônia de descerramento de placa com a presença do Diretor, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, que destacou o empenho de toda equipe envolvida, desde a aquisição dos novos equipamentos da estação, passando pela execução da obra de engenharia civil até a instalação definitiva e testes da antena, gravadores e demais equipamentos que passam a compor a Estação Redundante de Telemedidas do Sítio da Raposa.

A nova estação faz com que o CLA passe a contar com mais uma antena de telemedidas, além das duas já existentes e operadas em Alcântara. De tecnologia francesa, a nova antena instalada possui 7,3 metros de diâmetro e opera em banda S (faixa de frequência destinada a rastreio de veículos espaciais). “Com a aquisição desta antena, o CLA melhora a sua capacidade de rastreio de veículos espaciais, além de aumentar sua confiabilidade, colocando-o no patamar dos melhores centros de lançamento, neste quesito”, afirma Raimundo Nonato Bezerra Brasileiro, Analista em Ciência e Tecnologia e Chefe da Estação Redundante de Telemedidas do CLA.

A unidade é responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais. O primeiro teste real da nova antena ocorre durante toda a semana com a realização da segunda fase da Operação Águia I, que culminou com o lançamento, na última quinta-feira (07/12), de um Foguete de Treinamento Básico (FTB), em Alcântara - a última operação do ano de 2017 realizada pelo CLA. Ao todo foram investidos, com recursos oriundo da Agência Espacial Brasileira (AEB), R$ 5 milhões para a instalação da mais nova estação operacional do CLA.